O ator brasileiro Leonardo Wagner está no México protagonizando o musical clássico “Les Misérables” no México, na pele do protagonista Jean Valjean. Com 12 anos de carreira em musicais, atuou em montagens como “My Fair Lady”, “Evita”, “Cats” e “Wicked”. No país da América do Norte, ele já fez uma campanha para uma loja de departamentos e até uma publicidade para a Televisa, maior emissora de televisão do México.

Quando Leo Wagner ainda morava no ABC Paulista, em 2007, tive a chance de entrevistá-lo para o Portal OhaYO!. Na época ele estava apenas começando sua carreira nos palcos em “My Fair Lady” (“Minha Bela Dama”), no Teatro Alfa. Leonardo viveu um dos rapazes pobres amigos de Elisa (a protagonista) e também um dos aristocratas da festa onde a moça é levada por seu mentor.

Na ocasião Leonardo Wagner tinha ido ao cinema ver o terceiro filme da cinessérie do Homem-Aranha e se declarou um fã de “Cavaleiros do Zodíaco”. Na entrevista, você conhece um pouco mais sobre a montagem brasileira e sobre Leo.

Como você começou sua carreira como dançarino? E como cantor?

Leonardo Wagner – Na verdade comecei a cantar muito antes de dançar. Estudei piano aos 11 anos, mas sempre cantei na igreja, o que me incentivou a começar estudar o canto também! A dança veio mais tarde, aos 16 anos e por acaso, com a vontade de fazer alguma atividade física, um dia, procurei uma escola de dança, fiz uma aula de ballet clássico, me apaixonei e nunca mais parei!

Você se preparou muito pra sua profissão? Que tipo de cursos fez?

Leonardo Wagner – O ballet exige muito de nós, sempre tive uma rotina muito forte, aulas diárias, muitos ensaios! Horas de trabalho.A música também como comecei cedo não sentia tanto como no ballet, e claro exige menos do físico.

Hoje em dia após estudar tanto você dá aulas, como é esta experiência?

Leonardo Wagner – É uma experiência muito gratificante, poder transmitir, compartilhar aquilo que a gente aprende é sempre muito bom, acho que por isso resolvi fazer faculdade de pedagogia! Claro que a vida é um constante aprendizado e continuo fazendo aulas de canto e de dança regularmente o aprendizado não para!

Como você entrou no elenco de “My Fair Lady”? Teve testes? Como foram?

Leonardo Wagner – A primeira seleção foi a de currículos, mais de 1.800 nos quais 200 foram selecionados. Os selecionados passaram por uma fase de canto e depois tivemos ainda testes em grupo de canto e dança!

E os ensaios? Foram trabalhosos? Quais eram as suas expectativas no período?

Leonardo Wagner – Nossa, foram dois meses de muito ensaio, horas de ensaio de coreografia e de canto. Apesar de todo o trabalho Me diverti muito nesse período, além de todo o aprendizado, da troca de experiência com os colegas de elenco, eu ali com tantas pessoas talentosas fazendo com tanto amor e principalmente vendo a peça nascer! Foi fantástico!

É seu primeiro grande musical, quando foi a sensação quando você passou? E o nervosismo e a apreensão de trabalhar com tantas pessoas com maior experiência?

Leonardo Wagner – Sem dúvida a noticia de ter passado pra fazer o “My fair Lady” foi uma das melhores que já recebi! Desde o início, já sabíamos que teríamos essa diversidade, de pessoas com muita experiência e uma safra de pessoas no seu primeiro grande trabalho! Entrei aberto a aprender acima de tudo e fazer aquilo que tanto amo com profissionalismo também!

Agora o musical já é um sucesso, com estão sendo as apresentações? Cada dia é uma emoção nova?

Leonardo Wagner – Eu amo fazer a peça, o publico vibra, ri, se emociona! E nós do elenco também! Sempre antes de começar um espetáculo nos reunimos e buscamos o frescor da novidade, fazer como se fosse a primeira vez! Por que o publico é outro, a grande maioria está ali pela primeira vez!

E o futuro? O que você como um jovem artista sonha? Quais seus planos?

Leonardo Wagner – Bom, o futuro? Com certeza poder participar de outros espetáculos tão belos como este e com certeza investir muito, estudar muito pra estar sempre encarando novos desafios, como disse, o aprendizado não pára!

Mais sobre a carreira internacional do ator, no blog do Miguel Arcanjo Prado.

Foto: Divulgação Elenco KMK_22 – Möeller e Botelho