Quando uma matéria da revista Superinteressante (print abaixo) apresentou uma matéria sobre vilãs de novelas, optou por ilustrá-las usando as imagens das atrizes como se fossem bonecos Funko, aqueles cabeçudos que fazem muito sucesso em eventos de animê.

A imagem enganou muita gente, que realmente acreditou que sairiam Funkos das novelas da Rede Globo, e apareceram até mesmo matérias que anunciavam uma coleção de brinquedos com os rostos de personagens como Nazaré (“Senhora do Destino”) e Flora (“A Favorita”).

Outros “Fake Funkos” que fazem muito sucesso são os temáticos da política brasileira. Já apareceram Lula, Dilma, Bolsonaro e agora até mesmo Cabo Daciolo foi desenhado neste estilo. Os mais desavisados podem acreditar que os bonecos são reais ao ver uma postagem no Twitter com as ilustrações.

Por fim, temos os Funkos que não são Funkos. Personagens que não ganharam um boneco oficial, mas que ganham estátuas feitas em biscuit (no original são feitos com Vinil) para personagens de séries como “Chaves”, “Chapolin” e “La Casa de Papel”. Estes, e outros, feito por artesões sob encomenda, podem ser facilmente encontrados no Mercado Livre.