Hoje listamos alguns artistas muito talentosos que possuem síndrome de Down e superam as dificuldades em nome da arte.

Lauren Potter – Estreou nos cinemas em 2007 em “Mr. Blue Sky”, mesmo ano em que participou de “Law & Order: Special Victims Unit”. Ganhou fama como a líder de torcida Becky Jackson de “Glee” (2009-2015); também apareceu em “Leader of the Pack” (2015).

Robin Trocki – Interpretou Jean Sylvester, a irmã de Sue (Jane Lynch), nas duas primeiras temporadas de “Glee”. Também é escritora e desenhista.

Jamie Brewer – Esteve em três temporadas de “American Horror Story”. Na primeira (Murder House) interpretou Addie, na terceira (Coven) foi Nan e na quarta (Freak Show) como Marjorie. Ativista pelos direitos de pessoas com down, participou também das séries “Southland”, “Raymond & Lane” e “Switched at Birth”. Foi a primeira portadora da síndrome a desfilar na “New York Fashion Week”.

Ariel Goldenberg – Protagonista do filme “Colegas” é casado com Rita Pokk, atriz que também possui a síndrome e atuou com ele no longa (que ainda possui outro personagem com down, vivido por Breno Viola). Atuou no seriado “Carga Pesada” (Globo), na novela “Jamais Te Esquecerei” (SBT) e participou do documentário “Do Luto à Luta”.

Vanessa de Miranda – Viveu uma das personagens com down da novela “Direito de Vencer” (Rede Record, 1997). A trama tinha um núcleo de portadores da síndrome na vida real, que viviam na “Casa dos Amigos”. Dentre os diversos moradores do local, apenas Vanessa tinha destaque. Faziam parte do núcleo outros atores que não possuem o distúrbio genético na vida real, como Ronaldo Ciambroni e João Vitti. A trama foi reprisada em 2000 pela Rede Mulher

Joana Mocarzel – Ganhou destaque em 2006 vivendo a menina Clarinha na novela “Páginas da Vida” (Globo). Venceu diversos prêmios, como Prêmio Contigo! e Prêmio Extra de Televisão (ambos como atriz infantil) e Globo de Ouro da TV SIC (Destaque do ano – TV portuguesa). Virou uma linha de bonecas com down e deu origem ao “Dia Internacional da Síndrome de Down”. Participou do documentário “Do Luto à Luta”. Hoje tem 16 anos, mas em 2007 esteve na lista dos 100 brasileiros mais influentes do ano.

Matéria original de 03 de fevereiro de 2016.