Michael B. Jordan coleciona papéis em filmes de super-heróis. Foi o Tocha Humana em “Quarteto Fantástico” (a versão de 2015) em que Johnny Storm é irmão adotivo de Sue. Depois interpretou N’Jadaka / Erik “Killmonger” Stevens em “Pantera Negra” (2018), um vilão que podia muito bem ser visto como o herói do longa. Agora, surgem notícias de que ele será o Superman nos cinemas. Será?

Muitos fãs não gostaram das primeiras notícias de que Zendaya interpretaria MJ no filme “Homem-Aranha: De Volta ao Lar”. Mas logo tudo ficou claro, ela não era MJ (Mary Jane), era MJ (Michelle Jones). O mesmo ocorreu com Tessa Thompson como Valquíria, em “Thor: Ragnarok”.  Quando saiu a produção em 2017 ficou claro que ela era uma Valquíria, e que teve sua vida salva por uma outra Valquíria que se parecia muito com a imagem clássica da popular personagem das HQs da Marvel.

O mesmo pode ocorrer com o Super-Homem. Michael B. Jordan pode ser um Superman, não necessariamente Clark Kent. Michel pode ser Val-Zod, um Superman da Terra-2 da DC. Val é filho do General Zod, e era o melhor amigo de Kara Zor-El (Supergirl) quando Krypton existia. Após anos em sua nave, ele chega aos EUA e decide usar seus poderes para o bem.

E Val-Zod também não é o primeiro Superman negro da história da DC, tivemos John Henry Irons, inicialmente denominado como Homem de Aço. Ele foi considerado um dos possíveis candidatos a ser Kal-El trazido de volta dos mortos, após a morte do Superman. Mas, com a volta do Superman verdadeiro, o herói assumiu o nome de Aço. Já na fase dos Novos 52, fomos apresentados a Calvin Ellis, o “Superman Presidente” da Terra-23, baseado em Barack Obama.

Em tempo: outros filmes e séries com protagonistas afrodescendentes no texto “A vez dos heróis negros“.