Os personagens coadjuvantes cada vez ganham mais destaque em desenhos, filmes, série e quadrinhos. Duvida? Então é só lembrar da época em que a Jubileu se tornou uma das mais queridas X-men? E quando Chloe O´Brian roubou todas as atenções de Jack Bauer em “24 Horas”? Vamos destacar neste texto alguns do “lado B” da Turma da Mônica.

Franjinha e Marina: Franjinha prefere ser chamado de Franja na versão mangá e namora com a meiga Marina. O menino-cientista foi inspirado no próprio Mauricio quando este tinha dez anos. Está sempre fazendo experiências em seu laboratório e faz muitos inventos, sua principal invenção é a máquinas do tempo que foi tema do filme Uma Aventura no Tempo. É dono do cãozinho Bidu, mas suas principais atenções são sempre pra Marina, personagem baseada na filha de Mauricio que tem uma exímia habilidade de desenhar e mesmo no gibi é filha do Mauricio. Sua característica marcante é ter um medo fora do comum de cachorros.

Nimbus e Do Contra: Ambos inspirados em filhos do Mauricio, nas historinhas seus pais são Nimbão e Keiko. Do Contra é a contradição em pessoa tanto que diz amar a Mônica, ao contrário dos demais meninos da turminha que sempre bolam planos infalíveis para derrotá-la. Já Nimbus é o irmão mais velho de Do Contra e ficou muito amigo do Cascão por possuir medo de trovões, mas, não de água. Possui habilidades mágicas de fazer a previsão do tempo que às vezes o metem em sérias enrascadas.

Denise: Antigamente ela era apenas mais uma personagem secundária, que aparecia às vezes como a melhor amiga da frasca Carminha Frufru mas aos poucos entrou para o primeiro time dos personagens como a melhor amiga da Mônica e da Magali. Já foi loira, morena, ruiva e usou os mais variados penteados e figurinos. Isso é explicado na história “O Concurso De Denises” que abusa da metalinguagem para explica-nos que todas as “Denises” contratadas para as historinhas se despedem devido ao fato de serem uma personagem secundária sem importância. A Denise que a turma mais gosta chama-se Creusa Maria e o seu cabelo é castanho. Denise adora raves e está sempre por dentro das gírias modernas do momento. Possui uma irmã chamada Soninha.

Xaveco: O fato dele ser “o” personagem secundário mais famoso tem sido uma piada recorrente em tempos recentes. Um personagem muito divertido e que é um dos melhores amigos de Cascão e Cebolinha. Ganhou destaque quando seus pais se divorciaram e ele passou a viver histórias muito engraçadas com seu pai, que tem dificuldades de viver como um solteirão novamente. Ele tem uma irmã mais velha chamada Xabéu, é uma adolescente cheia de atitude, roqueira, tem uma tatuagem no braço direito e não gosta de se misturar com meninas fúteis e patricinhas. Quando a turminha é criança ela trabalha como babá deles, no futuro vira assistente do Astronauta no “Mônica Jovem”, com quem muitos fãs apostam que ela começou a namorar.

Teveluisão e Bloguinho: São os típicos garotos ligados em tecnologia. Teveluisão é um menino de cerca de 15 anos que adora ver televisão. Prefere ficar em casa vendo programas de TV do que brincar na rua. Outro personagem da mesma idade que ele é Zé Luís, que é extremamente inteligente e vive ajudando os garotos da turma nas matérias da escola. Já Bloguinho ao contrário do irmão é viciado em internet, suas falas são repletas de emoticons e abreviações comumente utilizadas na Internet. No futuro acaba “preso” num mundo eletrônico sem uma explicação aparente.

Humberto, Luca e Dorinha: São os personagens com uma função social pois mostram crianças com características especiais. Humberto foi o primeiro deste sentido já que não fala, pois nasceu com um tipo raro de paralisia cerebral, comunica-se com a linguagem de sinais, que é representada por um balão de fala em formato de mão – ou por meio de murmúrios “hum-hum” na tentativa de se expressar verbalmente com quem estiver próximo a ele. Luca e Dorinha nasceram recentemente em 2004. Luca (apelidado de Da Roda) tem deficiências físicas, anda em uma cadeira de rodas motorizada com funções especiais criadas pelo Franjinha. Mônica é apaixonada por ele. Já Dorinha é uma menina deficiente visual que tem a ajuda de seu cão-guia Radar e, é claro, de toda a turminha para guiá-la. Todos se comportam como crianças normais e enfrentam as dificuldades da vida com muito alto astral.

A turma do Bermudão: São os pré-adolescentes da turma. Titi é um menino dentuço como a Mônica e um dos que mais aparecem porque vive dando em cima de outras garotas apesar de ter uma namorada, a Aninha, que é muito ciumenta e para se vingar chegou até a beijar Nico Demo, o menino mais cruel da turminha. Jeremias também faz parte do clube e por muito tempo foi o único menino negro das histórias do Mauricio. Sempre usa boné pensando que era para esconder o fato de que ele é careca, embora todos saibam disso; mais tarde foi revelado que o boné era de um avô. Manezinho apareceu nas primeiras edições da revista da Mônica e depois andou sumido, voltando recentemente. Possui um irmão chamado António Alfacinha, que é apaixonado pela Mônica.

Anjinho: Personagem que trouxe um pouco de realidade fantástica para a histórias da turminha como o anjo da guarda deles, que desce das nuvens para se misturar com as crianças e protegê-las de algum acidente, se possível. Em sua primeira aparição, está de castigo na Terra por ser um anjinho arteiro, nesta ocasião que conhece o Cebolinha e o resto dos meninos. Em “Turma da Mônica Jovem” é chamado de CéuBoy nas primeiras edições, uma referência ao herói americano Hellboy, mas aparentemente pouca gente entendeu e logo o nome foi trocado pra Ângelo.

Texto original de 13 de abril de 2009