Relembrando gafes da TV basileira

Lembram do programa “Você é mais inteligente que um aluno de 5ª série?“? Pois parece que alguns produtores de programas de TV não são mais inteligentes…

Dois ‘erros’ ocorreram em 2010 na Globo e no SBT. Primeiro foi o “Big Brother Brasil 10“, que na na segunda (01 de março) deu a vitória para Cadu em um prova, baseada em uma resposta duvidosa que o brother deu para uma questão de geografia, proposta pelo apresentador Pedro Bial.

A pergunta feita foi: “Brasília, a capital do Brasil, fica em que Estado?”. Cadu respondeu “Goiás”. Mas a capital do nosso país fica no Distrito Federal, unidade federativa que é independente de Goiás, tanto que tem três senadores e um governador.

No começo da madrugada de 04 de março, no programa “1 Contra 100“, apresentado por Roberto Justos, outra pergunta duvidosa foi ao ar na nossa televisão. A questão era “Qual das cores primárias abaixo é a cor da barriga do personagem Barney?”. As opções de respostas eram Azul, Amarelo e Verde.

A resposta correta da questão que mistura artes plasticas com programa infantil é “verde”. No entanto, a cor não pode ser simplesmente considerada “primária” de cara. Tradicionalmente o verde é uma cor secundária, pra ser primária tem que entrar em uma exceção (as chamadas “cores aditivas” – ou seja, precisaria somar o branco).

A história registra diversos casos em que perguntas dúbias, como essa do “BBB 10″ e do “Um Contra Cem”, são anuladas de vestibulares ou provas do Enem. Mas nenhum dos dois programas eliminou as provas com as questões duvidosas.

 

Matéria original de 04 de março de 2010.

Previous Article
Next Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o autor

David Denis Lobão

Categorias

www.000webhost.com