Lembram do programa “Você é mais inteligente que um aluno de 5ª série?“? Pois parece que alguns produtores de programas de TV não são mais inteligentes…

Dois ‘erros’ ocorreram em 2010 na Globo e no SBT. Primeiro foi o “Big Brother Brasil 10“, que na na segunda (01 de março) deu a vitória para Cadu em um prova, baseada em uma resposta duvidosa que o brother deu para uma questão de geografia, proposta pelo apresentador Pedro Bial.

A pergunta feita foi: “Brasília, a capital do Brasil, fica em que Estado?”. Cadu respondeu “Goiás”. Mas a capital do nosso país fica no Distrito Federal, unidade federativa que é independente de Goiás, tanto que tem três senadores e um governador.

No começo da madrugada de 04 de março, no programa “1 Contra 100“, apresentado por Roberto Justos, outra pergunta duvidosa foi ao ar na nossa televisão. A questão era “Qual das cores primárias abaixo é a cor da barriga do personagem Barney?”. As opções de respostas eram Azul, Amarelo e Verde.

A resposta correta da questão que mistura artes plasticas com programa infantil é “verde”. No entanto, a cor não pode ser simplesmente considerada “primária” de cara. Tradicionalmente o verde é uma cor secundária, pra ser primária tem que entrar em uma exceção (as chamadas “cores aditivas” – ou seja, precisaria somar o branco).

A história registra diversos casos em que perguntas dúbias, como essa do “BBB 10″ e do “Um Contra Cem”, são anuladas de vestibulares ou provas do Enem. Mas nenhum dos dois programas eliminou as provas com as questões duvidosas.

 

Matéria original de 04 de março de 2010.