Uma característica marcante de “Avenida Brasil” (2012) eram os congelamentos das cenas finais em determinados personagens. Marcou época o congelamento na coadjuvante Zezé (Cacau Protásio); mas, foram diversos os encerramentos marcantes.

Agora, com a novela “Segundo Sol“, voltam os congelamentos, novamente em uma trama do autor João Emanuel Carneiro. A maioria dos encerramentos destacam apenas alguns personagens, mas existem ainda os finais duplos, com dois atores juntos na cena.

Um perfil do Twitter, o @Carlao_ER, está se dedicando a listar todos os congelamentos da novela. Até o capítulo 137 (19 de outubro), de “Segundo Sol” (a imagem que ilustra este tópico), a lista de cenas finais destacava os personagens na seguinte quantidade de episódios:

Luzia 41 capítulos
Beto 17 capítulos
Karola 14 capítulos
Laureta 12 capítulos
Rosa 9 capítulos
Remy 8 capítulos
Ícaro 7 capítulos
Cacau 5 capítulos
Manu 5 capítulos
Valentim 5 capítulos
Edgar 3 capítulos
Groa 3 capítulos
Karen 2 capítulos
Roberval 2 capítulos
Clóvis 2 capítulos
Gorete 2 capítulos
Agenor 1 capítulo
Severo 1 capítulo
Ionan 1 capítulo
Maura 1 capítulo
Belmiro 1 capítulo
Zefa 1 capítulo
Naná 1 capítulo
Galdino 1 capítulo

A protagonista vivida por Giovanna Antonelli foi quem teve mais cenas de destaque; mas, coadjuvantes também tiveram destaque, como as vividas por Maria Luísa Mendonça e Nanda Costa. Até uma participação de terceiro escalão, como a de Valdo Boaventura, já teve seu momento.