A Netflix confirmou oficialmente nesta sexta, dia 12/10, a sua primeira série cancelada da parceria com a Marvel, trata-se de “Punho de Ferro” (Iron Fist), produção que teve uma primeira temporada muito criticada e voltou para um segundo ano com menos episódios, caiu de 13 capítulos para 10.

No ano passado a ABC cancelou outra série Marvel, “Inumanos” (Inhumans), que chegou ao fim com somente uma temporada e dez episódios. Em comum com “Punho de Ferro” está o fato de “Inumanos” ter o mesmo produtor: Scott Buck, justamente o mesmo da criticada temporada final de “Dexter”.

Outra série com personagens Marvel que pode correr perigo de cancelamento é “The Gifted“, da Fox, que segundo números do instituto Nielsen, o Ibope americano, perdeu 30% do seu público entre a primeira e a segunda temporada, atualmente em exibição. Em relação as séries veteranas da TV aberta estadunidense, foi a terceira que mais perdeu audiência na temporada.

“The Gifted” estreou com 4.90 milhões de telespectadores em 2 de outubro de 2007. Encerrou sua primeira temporada com 13 capítulos e 3.42 pontos, em 15 de janeiro de 2018. A mais baixa audiência do primeiro ano foi no 11° episódio, de 1º de janeiro, com 2.54.

Em seu segundo ano, “The Gifted” estreou em 25 de setembro com 2.58 milhões de telespectadores; caiu no segundo episódio para 2.25; e registou no capítulo três, exibido em 9 de outubro, apenas 2.06, recorde negativo da série dos mutantes.