A série canadense “Sort Of” (Tipo isso) que acaba de estrear na HBO Max se propõe a ser uma sitcom protagonizada por uma pessoa não-binária descendente de Paquistaneses. No elenco original destacam-se atores e atrizes transexuais.

Para a versão brasileira, realizada pelo estúdio Alcatéia Audiovisual, a diretora de dublagem Fernanda Baronne (a voz da atriz Anna Paquin) também escalou um elenco de vozes transexuais. Há anos fala-se em mais representatividade no trabalho da dublagem brasileira, com gays dublando gays, negros dublando negros, orientais dublando orientais e transexuais dublando transexuais.

A diretora explicou a escolha em seu Instagram, usando inclusive linguagem neutra, usada por pessoas não-binárias: “Sort Of é dessas histórias que te conquistam aos poucos, através da profundidade dos personagens, da delicadeza com a qual a história é contada, e da sutileza do humor que permeia a trama. Sort Of é uma série canadense que conta a história de uma pessoa que representa muitas: Sabi, pessoa não binária que está buscando e se buscando. E como Sabi é cativante! Na versão brasileira, ela ganhou voz através da talentosa e querida Wallie Ruy, uma maravilhosa atriz trans que desde o começo abraçou o projeto e se doou lindamente com emoção e precisão. Tivemos outres companheires de jornada; pessoas que nunca tinham dublado, ou haviam dublado muito pouco, mas que toparam o desafio, artistas trans incríveis”.

Wallie Ruy, a voz da protagonista não-binária, já esteve em diversas séries brasileiras: “Carcereiros”, “Toda Forma de Amor”, “Me Chama de Bruna”, “Spectros” e “Reality Z”. No elenco também estão: Olivia Lopes, Daniel Veiga, Leo Moreira Sá, Paulette Pink e Alexia Vitória.