Diversos sites de televisão estão noticiando nesta quarta-feira, dia 02 de janeiro, o fato de “O Sétimo Guardião” ter registrado a pior audiência da história para uma novela das nove/oito. Na segunda, dia 31 de dezembro, a trama de Aguinaldo Silva marcou 15,2 pontos no Ibope da Grande São Paulo, superando os 15,3 que “A Lei do Amor” pontuou em 24 de dezembro de 2016.

No entanto, olhando com calma todos os dados do site Notícias da TV, o primeiro a divulgar os números, da para perceber que os números não são tão alarmantes. No mesmo dia (véspera de ano novo), “As Aventuras de Poliana”, do SBT, registrou 5,1 no Ibope, quando normalmente marca de 10 a 12 pontos de audiência.

Outro fato, nem se somarmos a chamada “média dia” do Ibope dos canais Record TV e SBT a audiência da Rede Globo é alcançada. A média do dia é calculada levando em conta o horário das sete da manhã até a meia-noite; neste período de tempo do dia 31, a Rede Globo marcou 10,8 pontos no Ibope, enquanto Record TV e SBT empataram no segundo lugar com 4,5 cada.