O canal pago Viva anunciou que irá reprisar a novela “Terra Nostra” de forma editada, ou seja, não irá ao ar a versão integral da Rede Globo, como costuma fazer a emissora nas suas reprises. Entretanto, ela não será a primeira nesta situação. Neste texto relembro casos do passado e dou uma sugestão para o futuro.

Dancin’ Days
A novela de Gilberto Braga foi ao ar na Globo entre 10 de julho de 1978 e 27 de janeiro de 1979. “Dancin´ Days” foi reapresentada de forma compacta de 4 de outubro e 17 de dezembro de 1982, às 22 horas. E também em um especial de uma hora e meia, em 18 de fevereiro de 1980, como atração do “Festival 15 Anos”. Em 2014, a novela ganhou uma reprise no canal Viva entre 07 de maio e 25 de outubro, à meia-noite, com reprise ao meio-dia do dia seguinte. Nesta ocasião, a emissora exibiu a versão internacional da novela, que exclui algumas cenas e músicas, por questões de direitos autorais.

Bebê a Bordo
A trama estreou na Globo em 13 de junho de 1988 e chegou ao final em 10 de fevereiro de 1989, com 209 capítulos. Foi reexibida pelo “Vale a Pena Ver de Novo” de 9 de novembro de 1992 a 12 de março de 1993, em um compacto de 90 capítulos. Sua reprise pelo Canal Viva começou em 15 de janeiro e os episódios foram exibidos na integra até o episódio 90. A exibição causou controvérsia a partir do capítulo 91, em 30 de abril, quando o canal começou a compactar os capítulos, resumindo até 11 episódios em 5, e totalizando 131 capítulos (perdão pela repetição da palavra, não tem como ser claro sem ser desta forma), com encerramento em 15 de junho de 2018. Segundo a jornalista Cristina Padiglone “a trama de Carlos Lombardi estaria provocando fuga de espectadores”, ou seja, derrubando a audiência do Viva.

Terra Nostra
Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a história de Giuliana e Matteo foi exibida pela Rede Globo entre 20 de setembro de 1999 e 2 de junho de 2000, com 221 capítulos. Na mesma época, a trama foi vendida para diversos países com 150 capítulos, esta versão internacional resumiu a trama, retirando cenas estendidas e lentas, além de músicas com problemas de direitos autorais. Com base nesta versão para o exterior a novela foi resumida em 106 capítulos para a reprise no “Vale a Pena Ver de Novo” entre 7 de junho de 2004 a 5 de novembro de 2004, os motivos dos cortes seriam os baixos números de audiência. É esta versão internacional que estreia no Viva em 28 de fevereiro.

De Corpo e Alma
Agora uma sugestão pro canal Viva: A novela “De Corpo e Alma” nunca foi reprisada devido a trágica morte da atriz Daniella Perez durante a trama. A interprete da personagem Yasmin Bianchi foi morta pelo colega de elenco Guilherme de Pádua. Pela presença do ator na trama, a autora Glória Perez, mãe de Daniella, nunca teria autorizado sua reprise. Como o canal agora está transmitido novelas editadas, fica a sugestão: editar “De Corpo e Alma”, retirando todas as cenas de Guilherme e o nome do ex-ator da abertura, e reprisar a obra como uma homenagem a memória de Daniella Perez, eternizando o último trabalho da querida e talentosa atriz.