Em outubro de 2009 uma história da Tina apresentou Caio, o primeiro personagem gay em uma revista do Mauricio de Sousa.

Dez anos depois, em agosto de 2019, cabe a outra história da Tina apresentar a primeira personagem lésbica: Kátia.

Caio surgiu na edição 6 da primeira linha de revistas da Tina. Neste número amigo da Tina revela que não estava estava interessado nela pois namorava um rapaz.

Edições depois Caio e seu namorado continuavam aparecendo, sempre como figurantes. Suas últimas participações foram na segunda série de revistas da Rina (2014 – 2015) com poucas falas e sem nunca mais ter sua sexualidade explorada.

Importante destacar que sempre tivemos “personagens gays” em histórias da Tina, ou melhor, figurantes afeminados, que não tinham sua sexualidade explorada. Eram cabeleireiros, maquiadores e estilistas que orbitavam o universo da personagem desde os anos 1980.

Agora, em 2019, foi lançada a história em quadrinhos “Tina – Respeito” (Editora Panini), a 24ª edição da coleção Graphic MSP, famosa por ter uma de suas edições (Laços) adaptada para os cinemas como um filme live-action da Turma da Mônica.

Na edição somos apresentados para Kátia, colega de Tina em uma redação jornalística, que assume sua homossexualidade para a protagonista.

A roteirista da história, Fefê Torquato, nos agradecimentos do livro, agradece “a todas mulheres (cis e trans) que abriram caminho com muito sangue, suor e lágrimas”.

A obra chegou nas bancas de São Paulo na última terça, dia 27 de agosto.