Depois de falar da músicas de destaque na TV, vamos agora com os programas de TV que cativaram os brasileiros em 2019. Foi um ano péssimo para reality shows, com as piores temporadas de “A Fazenda” e “BBB”, mas outros programas conseguiram seu espaço.

1 – Segunda Chamada
A Globo resolveu falar de problemas sociais em séries. A segurança pública estava em “Carcereiros” e a saúde em “Sob Pressão”. Faltava debater a educação e veio a melhor da leva: “Segunda Chamada” com texto, direção e elenco bem alinhados.

2 – 3% (ano 3)
A Netflix tem acertado com séries brasileira. Fez bonito com “Sintonia” e “Coisa Mais Linda”; mas, eu destaco a terceira temporada de “3%” que mostra como a produção continua se reinventando para sobreviver no disputado espaço do streaming.

3 – Isso é Muito Minha Vida
O quadro de Paulo Vieira é a única coisa que se salva do programa “Se Joga”, um quadro que deveria ser programa solo.

4 – Isso a Globo Não Mostra
Outro quadro ótimo em um programa da Globo, que deu um novo ar aos domingos do Fantástico com pesadas críticas sociais.

5 – Bom Sucesso
A novela é bem escrita a ponto de fazer a venda de livros dispararem. A melhor de um ano fraco com “O Sétimo Guardião” liderando as piores.

6 – Tá no Ar
O último ano do programa foi o mais fraco, mas mesmo desta forma já fica acima da média do humor da nossa TV. Teve bons e maus momentos, como seu irmão “Zorra”.

7 – Roda Viva
Este ano o programa se renovou com uma ótima apresentadora (Daniela Lima) e entrevistas realmente impactantes como as dos deputados Alexandre Frota e Joice Hasselmann.

8 – Que história é essa Porchat?
Revelação do ano. Uma ideia diferente e corajosa de um dos melhores humoristas do Brasil. Pena ficar escondida na TV paga.

9 – Vai Que Cola (Miami)
A cada ano o seriado vai se desgastando, mas eles tentam se reinventar, em 2018 foram para Praia Grande (SP) e neste ano deram as caras em Miami. Um episódio sem platéia foi o grande destaque.

10 – Lady Night
A gravidez de Tatá Werneck rendeu uma temporada inédita menor no Multishow, mas o Brasil todo pode vibrar na TV aberta com os melhores programas de anos anteriores na Rede Globo.

11 – Choque de Cultura Show
Em seu segundo ano na Globo, o grupo fez uma temporada que desenrolou uma história ao longo das semanas (a eleição do presidente do sindicato) e deu um ar mais popular ao programa.

12 – Sob Pressão (ano três)
Coloquei a série nesta lista só por um motivo: Marjorie Estiano, a melhor atriz do ano, que brilhou novamente em nossa TV.