2019 foi um ano bom para a música nacional. Obras estrangeiras como Señorita (Shawn Mendes), Shallow (Lady Gaga e Bradley Cooper), Sunflower (Post Malone e Swae Lee) tiveram amplo espaço nas rádios brasileiras, mas quem dominou mesmo foram os artistas brasileiros. Abaixo listo alguns que se destacaram em minha opinião.

1 – Todo Mundo Vai Sofrer (Marília Mendonça)
A rainha da sofrência dominou. Foram tantas faixas liderando as paradas que foi difícil escolher só uma, fica de representante esta pérola da dor de corno.

2 – Tijolão (Jorge e Mateus)
Difícil eleger uma dupla de sertanejo universitário, mas fico com esta faixa que destaca as redes sociais e a tecnologia antiga dos celulares já em desuso. Uma reflexão quase filosófica.

3 – Quem Me Dera (Márcia Felipe e Jerry Smith)
O refrão chiclete do ano foi “Deu me livre, mas quem me dera”. Viciante, não sai da cabeça depois de ouvir a primeira vez.

4 – Hoje Eu Vou Parar Na Gaiola (Mc Livinho e Rennan da Penha)
Representando o típico funk carioca fica Rennan da Penha. A prisão do musico deu um ar político a música tema da Gaiola.

5 – Ouvi Dizer (Melim)
O grupo Malta foi um marco da TV ao vencer o primeiro “Superstar”, mas logo sumiram da mídia. Assim, o grande legado do programa é a banda Melim, que emplacou vários hits neste ano.

6 – Café (Vitão)
Vitão é de longe um dos melhores músicos afro-brasileiros da nova geração. As letras também são ótimas. Tim Maia ficaria orgulhoso.

7 – Tão Linda (Atitude 67)
Depois de “Cerveja de Garrafa”, a Atitude 67 prova com “Tão Linda” que não é banda de uma música só.

8 – Me Desculpa Jay Z (Baco Exu do Blues)
Baco Exu do Blues lacrou no Prêmio Multisow e ainda foi um dos homens do ano da revista GQ. “Me Desculpa Jay Z” foi apenas um dos sucessos do músico em 2019.

9 – Invocada (Ludmilla e Leo Santana)
A vida pessoal de Ludmilla conquistou espaço em 2019: briga com Anitta, casamento, polêmicas… Mas na música ela foi campeã de aulas de zumba com “Invocada”.

10 – Amor de Que (Pabllo Vittar)
Inúmeros sucessos deixaram Pabllo Vittar diretamente no topo do TOP 50 Brasil do Spotify. O ano fechou com chave de ouro com “Amor de Que”.

11 – Pupila (Anavitória e Victor Kley)
Tanto Anavitória quanto Victor Kley tiveram um ano bem produtivo, justo destacar a música que une ambos.

12 – Brisa (Iza)
Iza foi a técnica revelação do The Voice e a simpatia da cantora explode em música hinos, como foi o caso de “Brisa”.