Que Mauricio de Sousa e sua equipe são ótimos profissionais ninguém duvida. Os desenhistas e roteiristas fazem HQs que modernizam as histórias e trabalham a metalinguagem como poucos artistas fazem.

Um exemplo disto ocorreu em 2018 na revista do Chico Bento (1ª Série – n° 21), a história intitulada “Errata” abusa de metalinguagem e mostra boa parte da genialidade do estúdio. A professora da turma do Chico Bento, Dona Cotinha mostra pra sua aluna Rosinha um Gibi da turminha, mais precisamente a edição 15 (Panini), em que a personagem passou uma informação errada para os leitores.

A professora explica que Rosinha disse que Pedro Álvares Cabral veio para o Brasil com três caravelas: Santa Maria, Pinta e Nina; quando na verdade estas eram as embarcações de Cristóvão Colombo. E completa a informação dizendo que na verdade Cabral veio para nosso país com 13 caravelas e citas seus nomes.

Com este recurso interessante, o estúdio não somente fez uma errata, e corrigiu uma importante informação histórica, mas também presenteou os leitores com uma história recheada de bom humor e completamente diferente dos padrões.

Matéria original de 07 de setembro de 2008.