Você já ouviu falar do #DiadoPodcast? O Dia do Podcast é uma iniciativa nacional para promover o podcast brasileiro por meio das redes sociais.

Alguns dos objetivos da data: Apresentar um podcast para amigos que não conhecem a mídia usando hashtag #DiadoPodcast, promover a data com um banner no seu site, explicar para alguém o que é podcast, compartilhar seu podcast favorito com um amigo e incentivar a criação de novos podcasts.

Então, vamos lá… Primeiro de tudo, vamos a definição de “O que é um podcast” – segundo o site diadopodcast.com.br: podcast é uma mídia de transmissão de informações, porém a origem da mídia podcast é muito recente, geralmente em formato de áudio.

Pois bem, como deu para perceber, o objetivo do Dia do Podcast é divulgar podcasts, então é isto que farei a seguir. E, para sair do eixo Rio-São Paulo, indicarei dois pods de cultura pop que nasceram no Nordeste brasileiro.

Vamos começar pelo mais novo e menos conhecido dos dois: “Nerdebate”. Diretamente de João Pessoa, na Paraíba, o podcast é apresentado por Januncio Neto e conta com participações especiais bem bacanas, como o lendário jornalista Sérgio Peixoto, editor das revistas Animax e Anime Ex. São abordados diversos temas da cultura pop oriental, como animês e mangás; mas, também tem espaço para produções ocidentais, o recente programa criticando o filme “Venom” é imperdível.

Agora, falo de um já velho conhecido dos fãs de podcasts: “Rapadura Cast”, do site Cinema com Rapadura. Diretamente de Fortaleza, no Ceará, o pod é apresentado por Jurandir Filho e conta com uma das melhores equipes da podesfera brasileira: Rogério Montanare, PH Santos e Thiago Siqueira. Você pode ficar horas ouvindo programas antigos e o material continua bom. Um destaque é maratonar as opiniões dos rapazes sobre todos os filmes da Marvel Studios, feitos exatamente na época em que cada produção foi lançada nos cinemas. Jurandir ainda pode ser ouvido no “Canal 42” (séries de tv) e “99Vidas” (games).