Nesta segunda-feira, dia 17 de dezembro, o Brasil perdeu uma das vagas que disputava no Oscar 2019. “O Grande Circo Místico”, dirigido por Cacá Diegues, havia sido selecionado, dentre 22 filmes nacionais, pela Academia Brasileira de Cinema para representar o país na categoria de Melhor Filme Estranheiro. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou as nove produções que avançam para a próxima fase da votação e o longa brasileiro não está entre elas.

O Brasil ainda tem uma pré-indicação dentre os 25 selecionados para Melhor Animação (longa-metragem) com “Tito e os Pássaros”, filme dirigido por Gabriel Bitar, André Catoto e Gustavo Steinberg.

Nosso país também conta com três pré-indicados na categoria Melhor Documentário (também de longa-metragem) com “Nossa Chape”, que conta a recuperação do Chapecoense após a tragédia aérea ocorrida há dois anos; “O Processo”, que aborda o impeachment da presidente Dilma Roussef; e “Piripkura”, história que trata da exploração florestal na Amazônia. São 150 filmes considerados aptos para disputar este Oscar especifico.

Os indicados ao Oscar 2019 serão anunciados em 22 de janeiro.