Continuando as listas dos melhores do ano na opinião deste site, vamos conferir dicas de livros que foram lançados no Brasil em 2019. Alguns em formato romance, outros não-ficção, e temos ainda quadrinhos e infantis; vamos lá.

1 – Jeremias: Pele
Uma pequena obra prima que ganhou o prêmio Jabuti e o HQ Mix. Uma história protagonizada por Jeremias, primeiro personagem negro criado por Mauricio de Sousa, que ganhou vida graças à Rafael Calça e Jefferson Costa. Depois virou até linha de roupas.

2 – Turma da Mônica: Para Sempre no Meu Coração
A obra de Mauricio de Sousa inspirou diversos livros em 2019, incluindo crossovers com Sítio do Pica-pau Amarelo e Menino Maluquinho. Aqui destaco um título da coleção “Bem-Me-Quer”, de Paula Furtado, que lida com o luto da perda de uma avó com uma personagem deficiente visual, a Dorinha. Menção honrosa ao livro espirita “Chico Bento: Além Da Vida”, de Luis Hu Rivas e Ala Mitchell, inspirada na HQ que conta como faleceu a irmã de Chico, Mariana.

3 – Ditadura no Brasil e Censura nas Canções de Rita Lee
Em um ano que a sociedade voltou a debater o AI-5 diversos autores de reuniram para contar uma parte deste período: a censura das obras de arte no país pelo enfoque das músicas de Rita Lee.

4 – O pacto entre Hollywood e o nazismo: Como o cinema americano colaborou com a Alemanha de Hitler
A pesquisa de Ben Urwand foi lançada no Brasil com tradução de Luis Reyes Gil. Essencial para amantes do cinema e também da história da Segunda Guerra Mundial.

5 – Mulheres Atrás das Câmeras: As Cineastas Brasileiras de 1930 a 2018
Ainda focando em amantes de cinema, agora com enfoque em algo bem nacional e pouco explorado: as cineastas brasileiras. Uma bela pesquisa de Camila Vieira da Silva.

6 – Herói mutilado: Roque Santeiro e os bastidores da censura à TV na ditadura
Se diversos autores falaram da censura nas músicas de Rita Lee, a autora Laura Mattos fala dos efeitos da ditadura na obra de Dias Gomes. Ótimo para fãs de TV, faz parte da coleção “Arquivos da Repressão no Brasil”.

7 – Tv e Literatura: Hibridismo na Teledramaturgia
Mais uma para fãs de televisão. O autor Felipe Bottini compara o livro “Dom Casmurro” com a adaptação para a minissérie “Capitu”, da Rede Globo.

8 – Minha Experiência Lésbica com a Solidão
Mangá lésbico autobiográfico de sucesso no mundo inteiro; ganhadora de diversos prêmios, a obra de Kabi Nagata chegou ao Brasil reunida em um único livro laçado pela editora NewPOP.

9 – Amiga ursa: Uma história triste, mas com final feliz
Rita Lee entrou com tudo na literatura juvenil focada em temas ambientais, depois de “Amiga ursa: Uma história triste, mas com final feliz” foi relançado o primeiro livro da série “Dr. Alex”, que possui uma continuação com o subtítulo “Na Amazônia”.

10 – The Walking Dead. Sussurros Viram Gritos – Volume 23
Após um tempo longe das bancas brasileiras, “Os Mortos-Vivos” retornaram pela editora Panini, tanto de onde tinha parado anteriormente, quanto simultaneamente desde o primeiro número. E o melhor, está em uma das suas melhores fases, Os Sussurradores, que é bem o ponto em que está a série de TV.

11 – Aqui é Rota: uma Trajetória Marcada Pelo Combate ao Crime
Para os fãs de histórias policiais, foi lançada a biografia do Coronel Telhada, ex-comandante da ROTA e atual deputado estadual em São Paulo.

12 – Horror Noire: A Representação Negra no Cinema de Terror
A forma como a equipe Darkside trata seus leitores já merece um espaço na lista: livros bem embalados e com brindes dão um charme a parte ao envio da editora. Destaco “Horror Noire” pela forma como aborda o cinema feito por afro-americanos e/ou para os negros estadunidenses. Escrito por Robin R. Means Coleman e traduzido por Jim Anotsu.