A pandemia da COVID-19 (coronavírus) causou um efeito imediato nas editoras, que se recuperavam de um ano muito ruim após o calote de livrarias e distribuidoras. Com livrarias fechadas em quase todo o país, devido a quarentena, e as bancas de jornais também paradas em diversas cidades os lançamentos foram adiados e o planejamento alterado, com revistas canceladas e publicações em espera.

Quadrinhos

A Mythos Editora, que lança em bancas títulos como “Júlia” e “Tex”, anunciou que os lançamentos dos meses de abril, maio e junho foram, por ora, congelados. “Tudo será afetado. É impossível pensar em normalidade no quadro atual de saúde mundial e de medidas de restrição, ainda mais com o decreto de quarentena”, enfatiza Joana Russo, diretora de marketing da Mythos, em entrevista para o site Universo HQ. Já a editora Culturama, responsável pela maioria quadrinhos Disney nas bancas brasileiras, declarou nas redes sociais que a publicação de “Grande Almanaque” 4, previsto para abril; e o especial temático Super-Heróis, para maio, foram suspensos.

Revistas de novelas

Depois de uma longa crise em que TODAS as revistas semanais sobre novelas foram canceladas, duas delas voltaram para as bancas: “Minha Novela” e “Ti-ti-ti”. No entanto, a crise das bancas de jornais fechadas, aliada a reprise das principais novelas do Brasil, as da Rede Globo, levaram ao cancelamento momentâneo das publicações. Após duas semanas com capas sem tanto apelo comercial, devido a reapresentação de “Fina Estampa” como novela das nove, as publicações desta semana, previstas para sair na última quarta-feira, dia 08 de abril, não saíram. Nas suas duas últimas edições da “Minha Novela”, a Editora Escala apostou em uma capa com a novelinha das cinco “Malhação” (algo inédito até então) e em uma novela do SBT, “As Aventuras de Poliana”, o que só tinha ocorrido antes no final da mexicana “A Usurpadora”. Já a “Ti-ti-ti” andou apostando em destaques sem novelas, como dois padres na capa.

Editora Globo

A Editora Globo suspendeu a edição impressa de seis títulos: “Época Negócios”, “Autoesporte”, “Casa e Jardim, “Crescer”, “Globo Rural” e “Pequenas Empresas & Grandes Negócios” ganham edições virtuais e ficam fora das bancas. Outras publicações mensais como “Marie Claire”, “GQ” e “Glamour” passarão a chegar nos pontos de venda a cada dois meses. As medidas não afetam “Época”, “Monet”, “Casa Vogue” e “Vogue”.