Os problemas da atriz Camila Queiroz com a Rede Globo levantaram na internet o debate de que a artista não poderia ser simplesmente descartada como foi do papel de Angel, a protagonista de “Verdades Secretas 2”. Mas tal fato está longe de ser raro. Estamos cheio de atores pelo mundo que sofrem as mais variados punições de diretores, autores ou produtores.

Brasil

Em nosso país mesmo os exemplos são muitos de atores que penaram por brigas internas. Histórias conhecidas envolvem o ator Walcyr Carrasco. Em “Chocolate com Pimenta”, Walcyr castigou Elizabeth Savalla e deixou sua personagem, a vilã Jezebel, muda por duas semanas. O motivo? A interprete colocava cacos (improvisos) nas falas. Em “Amor à vida” e “Sete Pecados” duas personagens morreram após as atrizes não concordarem com os rumos das tramas: Marina Ruy Barbosa e Claudia Raia.

México

A novela “Mujer de madera” foi problemática. A protagonista foi trocada devido a gravidez da atriz Edith González, mas o maior problema foi com um coadjuvante Jaime Camil, que reclamava abertamente do personagem César Linares Ruiz. Resultado? O autor passou a enviar os texto do ator em branco, para ele mesmo escrever suas falas. O roteiro continha apenas as respostas dos demais atores que contracenavam com ele.

Japão

A série “Bioman” é um exemplo de negociações que não dão certo, como ocorreu com Camila Queiroz. Mas em vez de trocar a atriz os produtores optaram por matar a personagem de forma trágica. Reparem que estou falando de uma produção destinada ao público infanto-juvenil, uma produção no estilo tokusatsu. Mesmo assim, a “Ranger” Amarela morre de forma trágica. Boatos informação que Yuki Yajima (Yellow Four I) tenha saído da série por desentendimentos salariais com a Toei. E ela não aparece nem na despedida da Yellow, no episódio final ela surge somente de uniforme, sem reverter para sua face.

Estados Unidos

Inúmeras séries americanas tiveram trocas de atrizes por reclamação de empresários ou do próprio artista, como “Eu, a patroa e as crianças” ou “Um maluco no pedaço”, mas uma situação bizarra ocorreu recentemente no remake de “Dinastia”: duas trocas. Nicollette Sheridan precisou abandonar o papel de Alexis Carrington. O filho da personagem queimou o rosto dela em uma lareira e após uma primeira plástica ela ressurgiu com a cara Elizabeth Gillies, sua filha na trama. Depois, mais uma plástica, e outra interprete. No original a voz muda, claro, junto com a plástica. Na dublagem brasileira, continuou a mesma dubladora. Outra personagem, Cristal Carrington, também trocou de rosto, neste caso, sem maiores explicações.