A TV Globo vai apresentar a partir do dia 20 de dezembro a série “Passaporte para Liberdade”. A produção em oito episódios retrata a história de Aracy de Carvalho filha de um brasileiro e de uma alemã, que em Hamburgo, na Alemanha, trabalhou no consulado brasileiro, no setor de passaportes, na época em que o país vivia sob o comando de Hitler, ajudando diversos judeus a se refugiarem no Brasil e fugir da ditadura nazista. Foi também em Hamburgo, que Aracy conheceu seu grande amor, o futuro escritor João Guimarães Rosa, à época, cônsul-adjunto na cidade.

“Passaporte para Liberdade” foi escrita pelo autor Mário Teixeira, com direção de Jayme Monjardim, e é a primeira produção internacional da Globo, em parceria com a Sony Pictures Television. Por este motivo foi totalmente gravada com falas em inglês, focando justamente o mercado estrangeiro. A emissora, portanto, encomendou uma dublagem dos episódios para a exibição na TV aberta brasileira. Na Globoplay é expectativa é que a produção seja disponibilizada tanto dublada quanto legendada.

A direção de dublagem coube à Maíra Góes, a voz da Dory de “Procurando Nemo”, na casa de dublagem profissional Beck Studios. Alguns atores do elenco se dublaram na produção. São o caso, por exemplo, de Rodrigo Lombardi (Guimarães Rosa) e Tarcísio Filho (Cônsul Souza Ribeiro).

Rodrigo Lombardi possui experiência na dublagem e sua voz já esteve em diversos filmes: “A Princesa e o Sapo”, “Toy Story 3”, “Enrolados”, “Valente”, “A Lenda de Oz”, “Como Treinar o seu Dragão 2”, “Zootopia – Essa Cidade É O Bicho”, “Mogli: O Menino Lobo”, “Os Smurfs e a Vila Perdida”, “Meu Malvado Favorito 3”, “Transformers: O Último Cavaleiro” e “Os Croods 2”.

Outros brasileiros acabaram não fazendo a própria dublagem e tiveram suas vozes substituídas por dubladores professores, como a protagonista Aracy de Carvalho. Sophie Charlotte será dublada por Carol Valença, a voz da Gore em “Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica”, da Señora Osma em “Encanto” e da 22 em “Soul”.

Fotos: Instagram Maíra Góes (@mairagoes)