O programa “Zig Zag Arena” não teve o resultado esperado pela TV Globo no Ibope e foi cancelado. Sem os números de audiência desejados, o último programa será o de domingo, dia 19 de dezembro, deixando 7 programas gravados previamente sem ir ao ar. As edições inéditas de uma atração previamente gravadas, no entanto, não são uma novidade. Conheça abaixo outros casos em que a Rede Globo gravou, mas não exibiu.

Aline – A série de Mauro Wilson chocou o público com a forma ousada com que falava sobre sexto e saiu do ar com três episódios inéditos na sua segunda temporada (2011). Eles apareceriam tempos depois em uma exibição única durante uma reprise do programa no canal GNT, um deles tinha a participação da estrela Lucélia Santos.

Sai de Baixo – Os episódios no cenário do Arouche’s Place não agradaram a audiência e pelo menos três não foram ao ar “Esqueci-me de Mim”, no qual Luiz Gustavo não participa, “Terapia de auto impacto” e “Quem vai ficar com Magda”, com Diogo Vilela, que sofreu uma refilmagem. Existiu ainda um caso de um especial de natal regravado, ou seja, pelo menos quatro episódios do programa foram editados e não exibidos.

Norma – O programa de Denise Fraga foi cancelado em 2009 com apenas três programas exibidos. O resto do material gravado foi descartado. O motivo? Novamente baixa audiência.

Casa do Terror – Programa gravado em 1995 com um elenco estrelar, com nomes como Eva Todor, Francisco Milani, Lilia Cabral, Ney Latorraca, Pedro Paulo Rangel e Stepan Nercessian. Seus dois únicos episódios exibidos tiveram uma audiência muito baixa. O resto dos episódios foram descartados.

S.O.S. Emergência – A série perdeu o timing durante a sua exibição e foi reformulada, com isso episódios gravados e editados foram descartados, incluindo um temático da Copa do Mundo.

Junto & Misturado – A primeira temporada estreou em 2010 e conquistou um relativo sucesso. Uma segunda temporada foi autorizada, mas foi subitamente interrompida após cinco programas gravados. Em 2013 a produção voltou a ser realizada e foram aproveitadas cenas produzidas anteriormente com atrizes como Heloísa Perissé e Renata Castro Barbosa, que não estavam mais no elenco, mas continuavam contratadas da Rede Globo. No entanto, outros quadros com Fábio Porchat e Gregório Duvivier foram descartados, pois os dois já estavam envolvidos no projeto “Porta dos Fundos”.

Extra: O programa “Zorra Total” com frequência descartava quadros gravados, pelos mais variados motivos. Chico Anysio já declarou que teve de excluir quadros com Dona Bela (Zezé Macedo) pois dados da audiência mostravam queda no Ibope quando ela aparecia nas edições da Escolinha dentro do “Zorra”. Fábio Porchat e outros humoristas também já falaram no programa “Que história é essa, Porchat?” que o diretor Maurício Sherman com frequência cortava esquetes inteiras fora na mesa de edição, dele e de outros colegas.

Existem outras produções que o público desconfia que saíram do ar com episódios ou quadros já gravados e descartados, mas que não temos uma matéria da época confirmando a informação. Exemplos de programa subitamente cancelados: “Sociedade Anônima” (de Cazé Peçanha) e a série “Batendo o Ponto”.