O remake de “Rebelde” chegou à Netflix com uma novidade inclusiva: a atriz transexual Paula Sabbatini, conhecida pelo nome artístico Paulette Pink, participa como dubladora da nova série mexicana. Ela já atuou em programas como “Bofe de Elite”, do “Show do Tom”, e “Beija Sapo”, da MTV.

Paulette dubla Karla Sofia Gazcón no papel da inspetora Lourdes. Karla é uma atriz transexual espanhola que já atuou em novelas como “El Señor de los Cielos”, “Hasta el fin del mundo” e “Corazón salvaje”.

A versão brasileira da nova série de “Rebelde” ficou com o estúdio TV Group Digital e direção de dublagem de Michel Di Fiori. Conheça todo o elenco de vozes aqui.

Nos últimos meses estúdios de dublagem estão buscando atrizes e atores trans para dublarem personagens transexuais. Em busca de diversidade a série “Sort Of” bateu recorde de dubladores transexuais (leia aqui). Rupaul Drag Race UK também procurou ser inclusiva e colocou drags dublando drags (saiba mais aqui).

Recentemente o dublador trans Gabriel Lodi dublou o ator trans como o ator trans Scott Turner Schofield como Robin em “Antonia, uma Sinfonia”, para a Netflix, e a dubladora trans Leona Jhovs foi a voz da atriz trans Rebecca Root (Miss Lonsdale) em “O Gambito da Rainha”, também no serviço de streaming.

E nem só para a Netflix são feitas dublagens mais inclusivas. O filme “El(a)”, da Globoplay, conta com a dubladora trans Alexia Vitória dublando a atriz trans Laura Badler como Lucie.