Conhece Marcio Menyz? Ele é um colorista brasileiro que trabalha na Marvel Comics e que atualmente colore as HQs do Homem-Aranha. Essa série está sendo publicada aqui no Brasil pela Panini, que simplesmente não o creditou na capa. Abaixo a capa original dos EUA – em que Marcio é creditado – e a capa brasileira, em que o nome dele é apagado.


Em sua conta no Twitter (@Menyz) Marcio Menyz desabafou: “Comecei estudando pra ser desenhista! Durante meu curso em uma escola especializada, descobri a existência da colorização e pintura digital! Na hora mudei meu foco!
E sabe pq eu não conhecia? Pq não se fala, não se divulga, e nem se CREDITA o colorista no Brasil!!!”

Muitos seguidores apoiaram a reclamação de Marcio contra a editora Panini, que enviou para ele uma resposta, que prontamente foi compartilhada pelo colorista:
A Panini me mandou hoje uma nota de esclarecimento!
Apenas explicaram que não creditar colorista em revista Mix, é o padrão internacional deles!
É como se eu dissesse “Hoje em dia não se bate mais em filho” e eles respondessem “Aqui em casa sempre batemos, então tranquilo”!!!

O detalhe é que a nota não explica que não é apenas em revistas estrangeiras que os coloristas não são creditados, nas revistas mensais da Turma da Mônica são creditados roteiristas, desenhistas, arte-finalistas e até letristas, menos que coloriu a historia.

Se a Panini não valoriza os coloristas, vamos valorizar, sigam o profissional no Twitter: https://twitter.com/Menyz 

Sigam também o Jamesons, que ajudou a divulgar esta causa!

—–

Exemplo de história da Turma da Mônica sem créditos para os coloristas: