Nos últimos dias tivemos diplomações e posses de políticos dos mais variados partidos pelo país. Muitos ainda não sabem como funciona o Congresso Nacional e o que faz um deputado, então seguem dicas de documentários que explicam um pouco desta realidade.

Para começar é importante por uma série, o grande destaque é a estreia de “extremistas.br”, uma nova série documental da Globoplay focada nos bolsonaristas radicais que trouxeram de volta a ameaça do terrorismo para o Brasil. Gravada ao longo dos últimos dois anos, desde março de 2021, a atração pretende esmiuçar a radicalização de parcelas da população brasileira. A obra foi produzida pelo jornalismo da TV Globo e entrevistou pesquisadores, especialistas e personagens conectados aos movimentos retratados — com destaque para Sara “Winter” Giromini, ex-líder do grupo radical chamado 300 do Brasil.

Seguem outros exemplos disponíveis em diversos streamings.

Entre Os Homens De Bem (Globoplay)
Segue os passos do ex-deputado federal Jean Wyllys, porta-voz da causa LGBT. O filme mostra o prólogo da crise de representação e da polarização da política brasileira.

Entreatos (Globoplay)
O documentário relata a campanha presidencial de 2002. As eleições daquele ano marcaram a quarta tentativa de Luiz Inácio Lula da Silva de chegar ao Palácio do Planalto.

Alvorada (Globoplay + Telecine)
Documentário explora os bastidores do Palácio da Alvorada, durante o processo de impeachment que acabou por afastar Dilma Roussef.

O Presidente Improvável (Globoplay)
O ex-presidente e sociólogo Fernando Henrique Cardoso se reúne com amigos e colegas de longa data para refletir sobre a sua trajetória e a do próprio país. Entre os seus interlocutores, figuram personagens ilustres como Bill Clinton, Manuel Castells, Gilberto Gil e Alain Touraine.

O Fórum (Globoplay)
Primeiro filme sobre os bastidores do Fórum Econômico Mundial de Davos que reúne líderes de países, empresários influentes e ativistas em um debate sobre o futuro. Ficou famoso no Brasil pelas cenas com ex-presidente Jair Bolsonaro.

Marielle, O Documentário (Globoplay)
Na noite de 14 de março de 2018, a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes foram assassinados. O filme mostra um pouco sobre a política no Rio de Janeiro e a Câmara de vereadores carioca.

Flordelis: Questiona ou Adora (Globoplay)
A série documental conta a história de Flordelis, estrela gospel e deputada federal, que tem sua trajetória interrompida após o assassinato do marido. Importantes detalhes sobre a relação de religião com a política são revelados.

Gabriel Monteiro – Herói Fake (Globoplay)
A série documental conta a trajetória do ex-PM Gabriel Monteiro – desde suas primeiras estratégias para o sucesso até sua prisão por crime de estupro, em novembro de 2022.

8 Presidentes 1 Juramento – A História De Um Tempo Presente (Globoplay)
Através de materiais de arquivo nacionais e internacionais, o filme revive o período da redemocratização brasileira, do movimento das Diretas Já à posse de Jair Bolsonaro. Documentário de Carla Camurati exibido como série na TV Globo.

Visita, presidente (Globoplay + Canais ao vivo)
Documentário da Globo News sobre os dias de prisão do presidente Lula. Entrevista com os advogados, o carcereiro e a primeira-dama deixa o filme mais atual que nunca.

Democracia em Vertigem (Netflix)
A cineasta Petra Costa testemunha a ascensão e queda de um grupo político e a polarização do Brasil. Documentário indicado ao Oscar.

O Processo (Netflix)
O documentário mostra a crise política que afeta o Brasil durante as votações e discussões que determinaram a destituição da presidente Dilma Rousseff.

Marighella (Netflix)
Isa Grinspum Ferraz, sobrinha de Carlos Marighella, retrata a vida do seu tio durante o governo militar. A obra foi premiada em 2011 no Festival de Cinema de Havana, na Mostra Internacional do Rio de Janeiro e na Mostra Internacional de São Paulo.

Não Vai Ter Golpe! (Amazon Prime Vídeo)
A história da queda de Dilma Rousseff narrada pelos membros do grupo MBL. A visão do Movimento Brasil Livre para as manifestações de ruas que derrubaram a presidente.

O Mês Que Não Terminou (Amazon Prime Vídeo)
O filme analisa o processo institucional e social do país desde junho de 2013 até a eleição de Bolsonaro, investigando a crise do Lulismo, a Lava-jato, o impeachment de Dilma Rousseff e a ascensão das direitas liberal e conservadora.

Junho – O mês que abalou o Brasil (Amazon Prime Vídeo)
Os brasileiros levaram às ruas gritos contra o aumento no transporte público e ainda levantaram uma guerra contra a corrupção e falta de estrutura social. Estes e outros detalhes estão na primeira produção cinematográfica produzido pela Folha de São Paulo.

A Trama (Looke)
A série conta a visão de cineastas de esquerda sobre a história da prisão de Lula, resumem o filme como “o jogo do poder, das mídias e do judiciário no Brasil de 2016 a 2019 e a chegada da extrema-direita ao poder”.

Um Domingo de 53 Horas (Looke)
A visão do jornalista Cristiano Vieira do dia dezessete de abril de 2016 em que a Câmara dos Deputados votou a admissibilidade do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.

Pacto Brutal – O assassinato de Daniela Perez (HBO Max)
Como é possível mudar uma lei no Brasil? A luta da autora Gloria Perez para mudar o código penal levando assinaturas ao Congresso Nacional dá um bom exemplo.