Nos últimos anos avisos de gatilho emocional é colocado por serviços de streaming antes de episódios de séries com abordagem de suicídios. Após a polêmica da produção “13 Reasons Why” as empresas redobraram os cuidados para não incentivar involuntariamente pessoas a tirarem a própria vida. Em muitos casos o aviso antes do capítulo começar acaba ficando como um spoiler do que vai ocorrer nos minutos a seguir. Um aviso no final de como procurar ajuda em grupos de apoio não seria suficiente?

Uma nova polêmica surgiu no Twitter nesta quinta, dia 26, com a estreia de duas produções sobre a tragédia do incêndio da boate Kiss, no Rio Grande do Sul. Nos dez anos do incidente criminoso a Globoplay estreou a série documental “Boate Kiss – A Tragédia de Santa Maria” e a Netflix a minissérie de ficção “Todo Dia a Mesma Noite”.

A série da Netflix era o alvo da crítica (imagem abaixo). A autora do post alega que um gatilho para pessoas com ansiedade, por exemplo.

A postagem gerou um debate se isso seria necessário. Na imagem de divulgação da série a Netflix usou o subtítulo “o incêndio da boate Kiss”, para deixar claro do que se tratava. Além disso, o primeiro frame, no primeiro capítulo, já informa um resumo do que será exibido: “Esta série contém cenas inspiradas na noite em que 242 jovens perderam a vida tragicamente no incêndio da Boate Kiss…”. Por fim, ao entrar em cada episódio uma mensagem é exibida com a classificação indicativa (16 anos) e uma alerta de “linguagem imprópria, temas sensíveis, atos criminosos”.

Outras pessoas discutiram no Twitter o fato de que são apenas dez anos da tragédia e ela esta fresca na memória de todos, que se recordam das fortes imagens daquele dia: corpos no chão, pessoas chorando em desespero e muitos jovens passando mal no meio da fumaça. E para todos os brasileiros a mensagem seria clara: uma tragédia com 242 mortos em um incêndio não tem como ser retratado de forma leve. Precisa ser pesado para que fica para a história o peso necessário do fato e os responsáveis sejam punidos e nunca esquecidos, para que isso nunca mais se repita.