Em 2018 a novela “Segundo Sol” criou polêmica com uma Bahia repleta de atores brancos. Em um Estado com a maior parte da população preta e parda a novela da Globo criou um desserviço com tantos artistas causasianos no elenco fixo. Após as críticas a emissora passou a escalar elenco negro nas participações especiais nos mais variados papéis, como policiais, advogados, médicos e outros profissionais que apareciam muitas vezes em apenas um capítulo.

No entanto, a novela “Segundo Sol”, de João Emanuel Carneiro, tinha quase metade do elenco fixo formado por nordestinos. Este é um fato que poucos destacaram e elogiaram. Eram 3 atores de Pernambuco (Arlete Salles, Armando Babaioff e Tuca Andrada) e 22 interpretes eram da Bahia: Fabrício Boliveira, Claudia di Moura, Danilo Mesquita, Danilo Ferreira, Narcival Rubens, Carlos Betão, Ciro Sales, Camila Lucciola, Hugo Moura, Dja Marthins, Milla Araújo, Ariane Souza, Ella Nascimento, Renan Motta, Jean Amorim, Zeca de Abreu, Paulo Borges, Jackson Costa, Aldri Anunciação, Arlinda Lima di Baio, Ingra Liberato e Raíssa Xavier.

Claro que a TV Globo podia – e devia – ter escalado mais atores nordestinos para uma trama que se passava no Nordeste brasileiro. A emissora tinha nomes já registrados em seu catálogo de elenco de produções como “Onde Nascem os Fortes”, “Velho Chico” e “Ó Pai, ó”.

Na época de “Segundo Sol” poucos jornalistas divulgaram esta informação, um destaque foi o colunista Nilson Xavier, historiador das telenovelas. Já com “Mar do Sertão” foram vários sites e revistas que destacaram a alta quantidade de atores nordestinos na novela de Mário Teixeira.

Metade do elenco fixo, 19 nomes, seriam nordestinos segundo levantamento que a Folha de São Paulo fez com o elenco divulgado pela Rede Globo. Menos do que os 25 nordestinos de “Segundo Sol”, então não seria um recorde como muito se falou, mas um número alto para uma novela das seis, que possui uma quantidade menor de atores do que a novela das nove.

Dentre os nomes que representam o Nordeste estão os paraibanos Isadora Cruz (a protagonista), Nanego Lira, Suzy Lopes, Thardelly Lima, Everaldo Pontes e Quitéria Kelly, que nasceu em João Pessoa, mas foi criada em Natal (RN), do Rio Grande do Norte também vem Titina Medeiros, Matteus Cardoso e César Ferrario; além dos baianos Érico Brás, Cyria Coentro e Felipe Velozo. Estão ainda os pernambucanos Renato Góes (o antagonista) e Clarissa Pinheiro, além do cearense Lucas Galvino. Ainda no elenco os repentistas paraibanos Juzé e Lukete.