Nos últimos dias o lado B da internet está em festa, a lost media “Miguelito” foi encontrada. O seriado foi uma “cópia” do seriado “Chaves”, originalmente planejada para a Rede Record, mas que no final teve apenas 5 episódios exibidos pela RedeTV. Por anos perdida, a produção finalmente foi encontrada e disponibilizada no Youtube, mas muitos perguntam: quem são os responsáveis por “Miguelito”? Veja a resposta a seguir.

A direção

O programa foi produzido pela GPM – Gugu Produções Merchandising e pela Câmera 5. O diretor escolhido foi Milton Neves, mas não confunda com o locutor esportivo. Milton – que faleceu aos 49 anos em 2018 – já tinha sido diretor de diversos programas infantis, como “Bom Dia e Cia”, “Eliana e Cia” e “Manhã Criança”. Também comandou quadros no “Viva a Noite” e outros programas do Gugu. Foi ele o responsável ainda por clipes como “Os Dedinhos” e “Olha o Passarinho”, de Eliana. No lado trash da carreira dela consta a direção do seriado “As Aventuras de Rosa e Rosinha”, exibido em afiliadas do SBT.

O roteiro

O roteiro era divido entre dos profissionais. O primeiro era Marcus Cardelíquio, autor de livros infantis de sucesso como “O Pato Cantor” e “Falta Um Parafuso Na Cabeça Do Robô”. Mais de sete peças de teatro profissional foram encenadas com textos de Marcus, as mais famosas são “E Foi Assim Que a Bruxaria Quase Chegou ao Fim” (vencedor do Prêmio Governador do Estado), “Irmão Grimm, Irmão Grimm” e “Anathron”, pelos dois últimos ganhou o Prêmio APETESP. Na TV trabalhou para a TV Cultura (“Persona em Foco”, “Senta Que Lá Vem Comédia”, “Bambalalão”), Rede Record (“Vila Esperança”, programa vencedor do Prêmio APCA) e SBT (“Teleteatro SBT”). Em 2020 foi vencedor do Primeiro Concurso de Roteiros para Filmes de Longa Metragem do Festival Latino Americano Curta Neblina por “A Caravana ou O Bonde do Terror”

Ecila Pedroso foi a outra roteirista. Antes de “Miguelito” a autora já tinha experiência como autora de teledramaturgia, ela começou no SBT no programa “Justiça dos homens”, depois vieram as tramas de “Sangue do Meu Sangue”, “Chiquititas” e “Fascinação”, além de “Vidas Cruzadas” e da sitcom que era apresentada dentro do Programa Fábio Jr, ambos para a Record. Depois da série da RedeTV! voltou para o SBT e trabalhou nos roteiros de “Amor e Ódio”, “Marisol”, “Jamais Te Esquecerei”, “Canavial de Paixões” e “Seus Olhos”. Durante um bom tempo fez trabalhos para a Rede Globo, colaborando com séries como “Carga Pesada”. No Multishow fez duas temporadas de “Trair e Coçar é só Começar”. Atualmente é colaboradora de novelas da Record, como “A Terra Prometida” e “Gênesis” e o docudrama “Vidas Marcadas”. Também tem créditos de roteiro para cinema, como “O Último Jogo”, “O fantasista” e “Senhora do Jardim”, além de peças de teatro (“Dorotéia”). É autora do livro “É preciso pensar – Manual prático de roteiro”.

O elenco

Eduardo Estrela (Miguelito): Eduardo fez diversos filmes para os cinemas, onde se destacam: “Domésticas”, “Carrossel”, “Viva Voz” e “Mater Dei”. Na televisão apareceu bastante no “Retrato Falado” (do “Fantástico”) e se destacou como o porteiro Amadeu na novela “Mulheres Apaixonadas” e policial Noronha em “Chapa Quente”. Participou ainda de séries como “Os Roni”, “3 Teresas”, “Psi”, “A Mulher do Prefeito” e “Família Imperial”.

David Fantazzini (Bolão): Após a série fez um longa carreira como cantor gospel. Foi o primeiro vocalista da banda Praise Machine e participou do programa “Fama”, da Rede Globo, em 2002. Em 2011 foi lançado o CD “Minhas Canções na Voz de David Fantazzini”, álbum em que todas as músicas foram compostas por R. R. Soares.

Ana Andreatta (Lilica): Participou de diversas séries como “Tudo Que É Sólido Pode Derreter” e “Na Forma da Lei”. Recentemente esteve em “Não foi Minha Culpa”, produção do Star+

David Taiyu (Marquinho): É coordenador e diretor artístico da banda Doutores da Alegria, a banda da organização sem fins lucrativos conhecida por levar palhaços e alegria para dentro de hospitais. Esteve com a trupe em diversas peças teatrais, como “Aquele momento em que…” e “Antes do dia clarear”. Recentemente viajou o país com o espetáculo “A Visita da Velha Senhora”, estrelado por Denise Fraga e Tuca Andrada, com direção de Luiz Villaça; no elenco tinha ainda outro colega do programa “Miguelito”, Eduardo Estrela. em 2014, por seu trabalho como figurinista na obra “Bassarábia – Uma Feira de Histórias”, foi indicado ao Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem.
Foi complicado achar informações do ator pois na época da estreia de “Miguelito” a imprensa tinha grafado seu nome como Davi Taui.

Lara Córdula (Dona Tita): Esteve em diversas séries de TV como “Unidade Básica”, “Câmera Café”, “Beleza S/A”, “(fdp)”, “9mm: São Paulo”, “O Negócio” e “Psi”, além de novelas como “Revelação”, “Vende-se Um Véu De Noiva” e “Escrava Mãe”. No cinema foram muitos filmes, por exemplo “O Escaravelho do Diabo” e “O Novela”. Foram inúmeras peças de teatro, diversas do conceituado CPT (Centro Pesquisa Teatral), coordenado por Antunes Filho. Foi indicada como melhor atriz em 2018 no Prêmio APCA e no Prêmio Aplauso Brasil pela peça “Dolores”.

Luiz Baccelli (Seu Flodoaldo): Foram 15 novelas e séries, destacando o Doutor César de “Laços de Família”, Seu Darcy – o pai do Orlandinho em “A Favorita”, o Barat de “Caminho das Índias”, o Monsenhor de “Amor e Revolução” e o Padre Eurico de “A Escrava Isaura”. Outras obras: “Sangue do Meu Sangue”, “As Pupilas do Senhor Reitor”, “Pérola Negra”, “Amor e Ódio”, Cristal”, “Amazônia, de Galvez a Chico Mendes”, “Araguaia” e “Aquele Beijo”. Foram ainda diversos filmes no cinema, como “E a Vida Continua” e “Boca do Lixo”. Ganhou o prêmio Molière de melhor ator na peça Xica da Silva (1988), dirigida por Antunes Filho, apenas uma parte da sua longa carreira no teatro.

Luah Galvão (Dona Leopoldina / Dona Carola): Um destaque na carreira da atriz é a personagem Sibélia de “Vila Maluca”, outro seriado da RedeTV! muito parecido com “Miguelito”. Fez alguns filmes como “O Casamento de Romeu e Julieta” e “O Veneno da Madrugada”. Na televisão seu maior papel foi Zezé, a protagonista de “Acampamento Legal” na Rede Record; também esteve em “Sandy & Junior”, “Retrato Falado”, “Marisol”, “Telecurso”, “Senta que Lá Vem Comédia” e “Que Talento!”, do Disney Channel.

Hélio Cícero (Seu Picoco / Seu Otávio): Possui uma longa carreira de sucesso no teatro. Trabalhou com o diretor Antunes Filho nos espetáculos “Paraíso Zona Norte”, “Nova Velha História” “Trono de Sangue” e “Vereda da Salvação”. No cinema fez filmes como “Boleiros 2 – Vencedores e Vencidos”, “Anita e Garibaldi” e “A Mãe”, lançado em 2022. Estreou na TV em “Os Imigrantes” e atuou em inúmeras produções, como: “A Vida Secreta dos Casais”, “Psi”, “Unidos do Livramento”, “Cristal”, “Canavial de Paixões” e “Amor e Ódio”.

Atualizado em 12/04 com informações de David Taiyu.