Durante as reprises do programa “Xou da Xuxa”, no Canal Viva, um fato chamou a atenção da web. No programa exibido em 11 de março a Xuxa anunciou novos episódios de alguns desenhos e que eles seriam exibidos completos, que o público veria o começo e o fim; dentre as séries destacas estava “Caverna do Dragão” (Dungeons & Dragons). A dúvida na web foi: a apresentadora prometeu o final de uma animação que não tem um último episódios?

Resposta: Não.

O que ocorre é que no começo do “Xou da Xuxa” a Globo usava uma técnica para render a exibição aumentando o número de episódios inéditos, especialmente nas séries com poucos capítulos produzidos; e ainda destacar as participações de Xuxa, fazendo ela aparecer por diversas vezes ao longo das mais de quatro horas de programa, com mais entradas entre as animações.

Qual a técnica? Os desenhos com episódios de vinte minutos eram exibidos em duas partes de dez minutos.

Explicando melhor: “Os Smurfs” já um desenho com 256 episódios divididos em 417 histórias. Muitos episódios já possuem dois segmentos independentes de 10 minutos cada. Assim, na maior parte das vezes, quem curtia Smurfs assistia uma história completinha em dez minutos.

Mas “Caverna do Dragão”, “He-Man” e “Scooby-Doo”, por exemplo, são desenhos em que cada história dura os 20 minutos do episódio. Neste método de exibição um capítulo era divido em dois, a primeira parte – com o começo – passava em um dia e a segunda parte – com o fim – passava no outro.

Quando Xuxa prometeu “Caverna do Dragão” completa, com começo e fim, ela queria dizer que o público assistiria na mesma manhã o episódio todo.