Há alguns meses pesquiso mais sobre os spin-offs de “TV Colosso”, ou como preferem alguns preciosistas com a língua portuguesa ‘as histórias derivadas’ do famoso programa da TV Cultura. Muitos nem eram catalogados de forma decente na internet.
Tenho reunido as informações na página oficial da série Wikipedia, que sempre edito com novidades, mas agora vou colocá-las também aqui, com algumas fotos e vídeos.
As atualizações ficaram mais fortes nos últimos meses com a reprise de 40 episódios pelo Canal Viva. A reprise começou no dia 7 de outubro de 2024, ocupando a faixa das 9h50 de segunda a sexta, com reprise às 4h45 da madrugada. Os episódios “inéditos” foram exibidos até o dia 29 de novembro e no dia 2 de dezembro passaram a ser reprisados no horário em que eram exibidos. Desde 8 de outubro de 2024 os episódios também estão disponíveis no Globoplay para assinantes do pacote +Canais (depois renomeado como Premium).
Músicas
O primeiro álbum, de 1993, chegou a ser certificado com disco de ouro (100 mil cópias) pela ABPD. Nele estava o tema de abertura, “Eu Não Largo O Osso”, de Michael Sullivan e Paulo Massadas, cantado pelas Paquitas. O segundo volume, lançado em 1994, é a continuação da primeira trilha, contendo novas canções-tema dos personagens do programa.
Posteriormente foi lançado um terceiro álbum, focado na personagem Priscila, lançado em 1995, o destaque foram as músicas “Pula Pula Pula” e “Mamãe Passou Açúcar Em Mim”. Ainda em 1995 foi lançado um CD com a trilha do filme Super Colosso.
O primeiro álbum foi relançado em mídia física em 2006 pela Som Livre. Em 22 outubro de 2024 foram relançados nas plataformas digitais o terceiro e o quarto álbum, respectivamente chamados de Priscila e Super Colosso, ambos disponíveis no Spotify e no Deezer. Em 25 de outubro os dois primeiros álbuns também foram lançados em formato digital nas mesmas plataformas.
CLIQUE AQUI e escute as músicas no Spotify.
Filme
Um filme intitulado “Super-Colosso: A Gincana da TV Colosso” foi lançado no cinemas em 25 de dezembro de 1995, baseado no programa infantil, com roteiro de Giba Assis Brasil e Laerte Coutinho e direção de Luiz Ferré. No elenco Marcelo Serrado, Luana Piovani e Camila Pitanga.
Foi lançado em VHS em 1996 e exibido na Sessão da Tarde em 26 de dezembro de 1997.
HQs
O programa gerou inúmeros produtos licenciados, destacando-se a revista em quadrinhos TV Colosso em Quadrinhos, publicada pela Editora Abril em 16 edições, entre novembro de 1994 e fevereiro de 1996, segundo o site Guia dos Quadrinhos. A Abril também lançou dois álbuns de figurinhas, o primeiro em 1993 e o segundo em 1995 – em parceria com a Editora Panini. Pelo selo Abril Jovem ainda foram publicado quatro livros de histórias ilustradas (Turistas por Acidente, JF na Marca do Pênalti, Uma Aventura na Nova Zelândia e No Mato Sem Cachorro), com roteiro de Marcelo Alencar, desenhos de Napoleão Figueiredo e arte-final de Fabio Cobiaco.
VEJA TODAS AS CAPAS NO SITE GUIA DOS QUADRINHOS!
Games
O jogo eletrônico “As Aventuras da TV Colosso” para o Master System (uma reskin / sprite swap do game Asterix and the Secret Mission); foi lançado pela Tectoy em 1996. Também foi lançado pela empresa o minigame Priscila e Os Sorvetes Voadores, em dois formatos de carcaças; e um livro para o brinquedo Pense Bem, publicado pela Nova Cultural em 1995, com o subtítulo Cinema e TV. Para os PCs a Abril Jovem lançou em quatro disquetes o game Esse mundo é um Colosso, um jogo educativo multimídia em DOS.
Diversos produtos foram lançados pela Brinquedos Estrela, dentre eles o Aquaplay da TV Colosso, com o tema pescaria e os personagens Priscila e Gilmar.
Home vídeo
Em 1995 seis fitas VHS foram lançados pela América Vídeo: “O Médico e o Monstro”, “A Casa do Terror”, “Gilmar no Sertão”, “Pic Nic do Gilmar”, “Cartilho Romeu e Priscila Julieta” e “O Fundo do Mar”.
Em outubro de 2009, a Som Livre juntamente com a Globo Marcas lançou três DVDs com os melhores momentos da TV Colosso:
Vol. 1 – TV Colosso – A Princesa Pirata e as Aventuras do Supercão
Vol. 2 – TV Colosso – A Carrocinha do Amor e Outras Histórias
Vol. 3 – TV Colosso – Inimigos Para Sempre e a Dupla Rodoválio e Gumercindo
Peça teatral
Em setembro de 2012, foi anunciado o retorno dos personagens do programa em um musical chamado Canta Colosso que seria realizado nos mesmos moldes dos musicais O Rei Leão e Avenida Q. Boa parte da equipe original do programa estaria reunida na montagem da peça e a Globo patrocinaria o projeto, porém o projeto foi cancelado. Foi confirmado, porém, que a estreia seria no primeiro semestre de 2015.
Um espetáculo musical tem previsão de início para março de 2025, as apresentações passarão por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.
Spin-offs e especiais
Em 24 de dezembro de 1993 e em 24 de dezembro de 1994 foram ao ar especiais de Natal estrelados pela TV Colosso, exibidos no horário nobre da TV Globo por volta das 23 horas. Durante a Copa de 1994, era exibido durante a programação um clip com os personagens interpretando a música Coração Verde e Amarelo, tema da Globo para a Copa e que posteriormente seria convertido em tema das transmissões de futebol da emissora. Em 11 de outubro de 1995, na Terça Nobre, foi ao ar um especial de Dia das Crianças com a participação de diversos atores, como Renato Aragão, Dedé Santana e Pedro Bismarck, shows de Xuxa e Sandy e Junior, além do elenco da novela Malhação.
Em 2000, os personagens da TV Colosso retornaram numa participação especial em um capítulo da novelinha do programa Bambuluá, protagonizada por Angélica. Na história, Priscila, Gilmar, JF e Capachão caem em um chafariz de pipoca que fica na cidade mágica de Bambuluá.
Em setembro de 2016 o aplicativo PlayKids lançou o seriado Priscila Show estrelado pelos personagens Priscila e Gilmar. Com direção geral de Luiz Ferré e produção executiva da Shinjitsu Filmes. O webseriado contou com dez episódios e estreou em comemoração ao Dia das Crianças, chegando aos mais vistos da plataforma e em apenas um mês de exibição atingiu 1,5 milhões de views. Também esteve disponível oficialmente no Youtube, no canal Músicas para Crianças. Rendeu shows ao vivo com os personagens no Parque Acqua Lokos, no Rio Grande do Sul.
Comerciais
O robô Bullborg fez uma ponta num comercial do Banco Santander como criação de um inventor que recebe incentivos do banco à criação de novos produtos.
Em setembro de 2021 a empresa Petlove trouxe de volta às telas Priscila como estrela do clipe da música “Eu Não Largo o Osso”, criado em parceria pelas agências CP+B e Soko. Além dela a Petlove apresenta dois novos personagens: a Gata Sensata e o vira-lata Oscar A. Melo. Além da exibição nos intervalos da Rede Globo, o clipe teve de mais de dois milhões de visualizações no Youtube.