Cada vez mais negros estão ganhando espaço na TV. O espaço – mais que merecido – demorou para ocorreu, mas chegou com tudo. A TV Globo foi a que mais garantiu destaque para pretos e pardos em seu elenco de apresentadores e atores. Por outro lado, sempre chamou atenção do público o fato de que o SBT é uma emissora majoritariamente branca, mesmo sendo muito popular entre as classes C, D e E, em que a a triste realidade reflete uma maioria de população afrodescendente.
Na mudança de 2020 para 2021 chamou atenção do público a mensagem de fim de ano do SBT ter apenas pessoas brancas. Entre o fim de 2021 e inicio de 2023 esta realidade teve uma pequena mudança, mas, atualmente, quase tudo voltou a ser como antes.
Cariucha é uma sobrevivente, a divertida moça continua com destaque no “Fofocalizando”. Mas outros tantos deixaram de ter espaço na emissora. Vamos lembrar alguns deles.
Juliana Oliveira – Após ser assistente de palco do “The Noite” virou repórter especial do “Chega Mais”. Com o fim do programa seu contrato não foi renovado e agora acusa o SBT de ter sido conivente em um caso de estupro.
Marcia Fu – Repórter de rua, era uma divertida coapresentadora do “Tá na Hora”, ainda na época de Marcão do Povo. Saiu da emissora após um caso de sensacionalismo com um problema de saúde que ela passava. Atualmente é colaboradora da Record. Toninho Tornado, que fazia participação com Marcia na ruas, também deixou o programa.
Luiz Alano – Apresentador do “SBT Sports” e narrador de muitos jogos de futebol. Saiu da emissora inconformado de perder espaço com a chegada de Tiago Leifert. Foi para a CazéTV.
Fernando Jordão – Apresentador do “SBT News”, perdeu espaço após críticas no Twitter.
Dramaturgia – Em “A Infância de Romeu e Julieta” um terço do elenco era formado por atores e atrizes negros, incluindo um dos protagonistas, o Romeu. Já “A Caverna Encantada” tem todos os protagonistas brancos, assim como boa parte do elenco de apoio, sobrando três exceções com destaque: Ariane Souza, Wallentina Bomfim e Victor Lima. Já em “O Pica-Pau Amarelo” temos Bibba Chuqui como Tia Nastácia
Por fim, na mensagem de fim de ano de 2024 apenas duas pessoas negras apareceram: Juliana (que não está mais no SBT), Cariucha, Wallentina Bomfim, Tirulipa (que não está mais no ar) e Laura Castro (do podcast CaveCast).