Em determinada época, o seriado “Chaves” tinha tantos horários de exibição no SBT que um único episódio chegou a passar cinco vezes em um único semestre. Hoje isso é praticamente inviável, pois a emissora reserva apenas uma hora semanal para o programa “Clube do Chaves”, que exibe episódios de três atrações diferentes: “Chaves”, “Chespirito” (quadros do Chaves) e “Chapolin”.

O “Clube do Chaves” traz materiais muito bons e raros; nas últimas semanas, acompanhamos episódios de 1988 e 1989, do programa “Chespirito” inéditos no Brasil, com uma dublagem da Herbert Richers de 2007, não veiculada até então. Além disso, episódios perdidos mundialmente de “Chaves” voltaram ao ar, juntamente com a estreia de episódios novos na TV aberta, com dublagem feita agora em 2025 pelo estúdio Rio Sound.

Com tantas coisas boas, alguns erros escapam; para evitá-los, cabe um pouco de atenção. Neste domingo, dia 14, foi ao ar a história de Cleópatra (1975), de “Chapolin”.  O SBT não exibia o episódio desde 2020 e ele estava ausente do Globoplay, que, por um erro, tinha colocado a versão de 1979 no lugar dele.

No entanto, neste mês de dezembro, a Globoplay arrumou o episódio, e a versão de 1975 já estava corrigida no servidor. Além disso, o canal Multishow exibiu o episódio da Cleópatra na sexta, dia 12, às 11h28; no sábado, dia 13, às 03h25; e no domingo, dia 14, às 05h02.

Seria fácil para o SBT prever a exibição no Multishow, já que a emissora do Grupo Globo exibe os episódios em ordem cronológica e a programação é divulgada previamente. Mesmo assim, a emissora da Família Abravanel programou a exibição do Chapolin contando a história da Cleópatra para domingo, 14, às 10h40, menos de seis horas após o mesmo episódio passar na TV paga.

Cleópatra marcou o retorno de Chapolin na programação de São Paulo do SBT – estava fora do ar desde julho – e a estreia do programa no “Clube do Chaves” de 2025.

Algumas sugestões do que o SBT pode exibir no “Clube do Chaves”:

– Que não esqueçam Chespirito anos 1980/90. Há episódios inéditos de Chaves inéditos da Herbert Richers. Podiam aproveitar e exibir os quadros Chapolin dos anos 1990, inéditos no SBT, que já possuem dublagem da Gota Mágica.

– Que venha “Aventuras em Vênus”, episódio perdido de Chapolin, e outros quadros não exibidos há anos no SBT, como “A autópsia” e “Infelizmente perdemos o avião… graças a Deus!”

– Nos bastidores, dizem que o SBT comprou os episódios inéditos de Chapolin dos anos 1970 e, com isso, pode exibir sagas completas pela primeira vez na TV aberta, como “Branca de Neve” e “O Alfaiatezinho Valente”, mas, se possível, que o SBT solicite à Televisa a inédita dublagem de Chapolin da Universal Cinergia.

– Existem quadros 100% inéditos do Chaves com dublagem Rio Sound para aparecer: “Prêmio Heraldo” e “Campanha México 73”. Também seria bom mostrar a esquete “Majuro Enjoado”, cuja dublagem MAGA está desaparecida desde 1992.