Cliquei aqui se você aqui não sabe o que é o Prêmio Ferreira Leal dos Críticos de Arte Gays 2026.

E participe AGORA votando na 1ª fase: indicações do público em geral. 

Por que apenas gays?

Nos Estados Unidos, existe o prêmio GLAAD, que se define como LGBTQ. No Brasil, temos o Mix Brasil, que homenageia produções LGBT+ no cinema, mas ainda não dispomos de uma premiação específica para o público gay.

Os redatores David Denis Lobão e Ricardo Assis Bulhões escreviam sobre yaoi (mangás com temática gay) para as revistas Neo Tokyo e Anime>DO, e criaram atrações temáticas em eventos de anime. Lá, coordenaram premiações exclusivas para produções gays, que ocorriam duas vezes por ano: em janeiro, no evento Anime Dreams, e em julho, no evento Anime Friends. Um prêmio era dado para roteiristas autores de tramas gays e outro para desenhistas de artes com homens gays (mangás yaoi).

E isso não exclui outras pessoas?

Nos EUA, existem premiações dedicadas a críticas mulheres, como a Women Film Critics Circle (WFCC) e Alliance of Women Film Journalists (AWFJ) – EDA Awards. Também temos o AAFCA Awards, organizado pela African American Film Critics Association. Fundada em 2003, a AAFCA representa os principais críticos de cinema negro do mundo e destaca produções que abordam a experiência negra, com ênfase especial em profissionais da diáspora africana. Nenhuma dessas premiações inviabiliza ou impossibilita outras premiações abrangentes, como o Critics Choice e o Globo de Ouro.

Mas por que só gays? A sigla LGBTQIAPN+ tornou-se tão abrangente que seriam necessárias inúmeras categorias, ou sempre alguma orientação sexual ou identidade de gênero poderia ser esquecida. Temos outra questão, e para isso usaremos o A (Assexual) como exemplo. As duas últimas grandes produções que trataram desse tema foram as novelas “Travessia” e “Vale Tudo”; algo em comum existiu em ambas: o personagem assexual vivia uma relação heterossexual na narrativa.

Além disso, uma obra com temática gay, como o livro “Supergays”, sobre super-heróis gays, não impede o surgimento de obras sobre heroínas lésbicas e transsexuais. Que este prêmio incentive o surgimento de outros, focados em premiar diferentes orientações e identidades.