
Durante as nove primeiras edições do Oscar da Dublagem (2003-2011), o seriado “Chaves” marcou presença em cinco ocasiões. Foram premiados o elenco clássico MAGA, a redublagem dos DVDs e até mesmo o desenho animado. Vamos relembrar esses momentos.
Na primeira edição do Prêmio Yamato, em 2003, apenas animes concorriam ao Oscar da Dublagem; contudo, a coordenação entregou o “Troféu Anime Friends”, que era um prêmio pelo conjunto de uma obra (o “Melhor Elenco”) à dublagem MAGA do seriado “Chaves”. Todos os dubladores convidados e presentes são considerados vencedores da categoria: Carlos Seidl, Cecília Lemes, Helena Samara, Mário Vilela, Marta Volpiani, Nelson Machado e Osmiro Campos.
Em 2006, a dubladora Patrícia Scalvi esteve no Anime Friends, recebendo o troféu de Melhor Direção pela redublagem de “Chaves” para o primeiro DVD lançado pela Amazonas Filmes, realizada com Lúcia Helena, no Studio Gabia.
Ainda em 2006, Cecília Lemes foi eleita a Melhor Dubladora de Coadjuvante pela Chiquinha, na redublagem de “Chaves”, no Studio Gabia. Detalhe: em 2005, Cecília Lemes já havia ganhado o Troféu Anime Dreams, concedido anualmente a um profissional de dublagem pelo conjunto da obra, em reconhecimento ao seu trabalho.
Em 2008, Herbert Richers Jr. subiu ao palco do Anime Friends e recebeu o prêmio de Melhor Direção pela primeira temporada de “Chaves em Desenho Animado”, trabalho realizado junto com Carlos Seidl nos estúdios Herbert Richers e Álamo.
Também em 2008, o dublador Gustavo Berriel venceu a categoria de Melhor Revelação pela dublagem do personagem Nhonho na primeira temporada de “Chaves Animado”.
O Oscar da Dublagem voltou e, neste ano, podem concorrer as redublagens de “Chaves” e “Chapolin” feitas pela Rio Sound, além da dublagem Herbert Richers do programa “Chespirito”, que só estreou em 2025.

David Denis criou o seu primeiro site em janeiro de 1999; o Cultureba entrou no ar em julho de 2005.
Ator – DRT: 29.837/SP
(Teatro Macunaíma)
Jornalista – MTB: 55.172/SP
(Universidade Anhembi Morumbi)