
Elenco da temporada 1
A série da Turma do Arrepio
Quem foi criança nos anos 1990 deve lembrar de “A Turma do Arrepio”. Os personagens ganharam recentemente um álbum de luxo e o criador, Cesar Sandoval, deu uma palestra no evento CCXP ao lado do boneco Belfredo, usado na série de TV da Rede Manchete. Muitos na ocasião se perguntaram o que ocorreu com o programa, que hoje possui poucos episódios na internet e é quase uma mídia perdida. Por este motivo, resolvi fazer este texto, procurando por onde anda o elenco das duas temporadas.
Draky
Sérgio Cavalcante é o único ator que participou das duas temporadas da série com o mesmo personagem. Participou de séries como “O Negócio”, “Bipolar”, “Beleza S/A” e “Som e Fúria”. Seu papel de maior destaque foi o perito Leo em “Força-Tarefa”, da TV Globo. Em 2022, esteve nos filmes “Predestinado” e “Amado”. Como dublador, foi a voz de Ryo Ishizaki em “Super Campeões 2002”, Harry Osborn no clássico desenho do Homem-Aranha e Michael em “A Hora do Recreio”.
Medéia
Flavia Beghin (1ª temporada) – Formada pela renomada escola teatral Célia Helena, após a série dedicou-se a aulas de teatro, circo e yoga em São Paulo.
Débora Cardoso (2ª temporada) – Pela quantidade de homônimas, fica complicado confirmar mais dados da atriz.
Luby
Milton Brum (1ª temporada) – Apresenta a peça “O Vagabundo” desde 1995. Outro trabalho do ator é a peça “O Palhaço leva a mala e nela o mundo”. Faz parte da companhia Tespes & Trapézios e realiza oficinas de circo em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Mauricio Agrela (2ª temporada) – Após a série, atuou nas novelas “Tiro e Queda” (Record) e “Maria Esperança” (SBT). Em 2017, fez a premiada montagem “Navalha na Carne”, dirigida por Anette Naiman no Teatro Garagem. Em 2019, foi dirigido por Regina Duarte na peça “Volta ao Lar”. Ficou popular na mídia por assessorar Regina Duarte e Mário Frias na Secretaria de Cultura durante o governo Bolsonaro.
Stein
Artur José Pinto (1ª temporada) – Morreu em 2013, aos 64 anos. Gaúcho, ficou famoso pelas peças “TOC – Uma comédia obsessiva compulsiva”, “Lupi, o musical – Uma vida em estado de paixão” e “Homens de Perto. Participou dos filmes “Ainda Orangotangos” (2008), “Menos que Nada” (2012) e “Pura Ficção” (2021). Na televisão, esteve presente em séries como “Sapore d’Italia” (2011), uma produção da RBS TV filmada em Roma, e “Kalanga – Cidade das Bicicletas” (2016), exibida na TVE. Também participou de “Força-Tarefa” e “Na Forma da Lei”, ambas da TV Globo.
Alexandre Bamba (2ª temporada) – Formado pelo Teatro Escola Célia Helena, participou do grupo Parlapatões e esteve em montagens de peças renomadas como “O Rei da Vela”, “A Meia Hora de Abelardo”, “O Beijo no Asfalto”, “Morte Acidental de Um Anarquista” e “Vaca de Nariz Sutil”. Na TV, atuou na minissérie “Gigantes do Brasil” e na novela “Essas Mulheres” (Record).
Tuty
Susete Rodrigues (1ª temporada) – É ganhadora do PAC – Programa de Apoio à Cultura do estado de São Paulo 2007, com o projeto e espetáculo artístico “Baobá, Terreiro de Histórias”. Também venceu o Prêmio Flavio Rangel – FUNARTE, com o espetáculo infantil “Qual é o Grilo”. Foi membro da Banda Oriashé e é professora na cidade de São Paulo.
Célia Borges (2ª temporada) – Atriz e pesquisadora, é professora de circo e ministra o curso “O mundo do circo e Números circenses” na Casa do Teatro, de Lígia Cortez.
Belfedo (voz)
Eduardo Alves – Ator, dublador e ventríloquo brasileiro. Foi a voz da galinha Lola, em Cocoricó, até 2012. Em 2025 interpreta o morcego Dodô na novela A Caverna Encantada. Tem uma companhia de atores bonequeiros desde 1988, a Bonecos Urbanos. Ele dirige espetáculos e atua neles, além de ministrar oficinas para quem deseja trabalhar na área.
Dácio Bicudo – Premiado diretor de comerciais e artista plástico, iniciou sua carreira como ator de teatro. Dirigiu campanhas de sucesso para Volkswagen, Grow, Telesena, AACC, entre outros. Criou, produziu e dirigiu uma série de 36 programas para a emissora GNT, do grupo Globo. Entre os prêmios que recebeu está o Leão de Ouro em Cannes pelo comercial da Atkinson.
Belfedo (manipulação)
Mário de Ballentti – Fundador da companhia Caixa do Elefante. Participou de espetáculos da Cia. Etceteratral (RS). Atuou como manipulador em vários programas de televisão, entre eles: Pandorga (TVE/RS) e TV Colosso (Rede Globo). Em 2025, dirigiu o espetáculo “Cuco – A linguagem dos bebês no teatro”.
Fumiyo Kai – Seguiu carreira na engenharia.
Caveiras (manipulação e voz)
Paulo Balardim – Atuou como diretor, ator e cenógrafo da Cia. teatral Caixa do Elefante Teatro de Bonecos (1991-2016). Membro da Union Internationale de la Marionnette (UNIMA), atua na Comissão de Formação Profissional. Foi presidente da Associação Gaúcha de Teatro de Bonecos (AGTB) entre 2002 e 2003. É cofundador e atua como cogestor da associação Espaço de Residência Artística Vale Arvoredo (Morro Reuter/RS) desde 2011. Atualmente, é editor-gerente da Móin-Móin — Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas.
Magda Crudelli – Na Rede Globo, fez TV Colosso e Turma da Garrafinha. Na TV Cultura, foi ouvida como a galinha Lilica, a Mimosa e a Patavina do Cocoricó; além da a monstrinha Bel da Vila Sésamo, também manipulou a cobra Suzana no seriado infantil Ilha Rá-Tim-Bum. Foi a Valquíria na série Que Monstro te Mordeu?. Foi a voz da gralha Adelaide na animação Noite de Natal no Castelo (de Castelo Rá-Tim-Bum). Também participou da dublagem de Os Under-Undergrounds.
Seu Doroteu
Carlos Mariano – O primeiro intérprete do Doroteu foi o Glub do programa “Glub-Glub” da TV Cultura. No SBT, fez “Chiquititas”, “Câmera Café”, “Carrossel” e “Carinha de Anjo”, em que teve o seu maior papel, o policial Ribeiro. Na série “Minha Nada Mole Vida”, da TV Globo, viveu o cinegrafista Cabreira. Possui uma longa carreira no teatro e no cinema, no qual recentemente fez o filme “Evidências do Amor”.
Walmir Santana – O segundo ator que fez o Doroteu morreu aos 60 anos, em 2019, após uma participação na novela “Eramos Seis”, da TV Globo; estava prestes a reestrear “Até que a morte nos separe”, em São Paulo. Famoso no teatro paulistano, a peça Nariz de Pedra no Festival Satyrianas, em São Paulo, esteve em sucessos dos palcos como A “Louca de Chaillot” e “Trair e Coçar, É Só Começar!”
Seu Epitáfio
Marcelo Médici – Após “A Turma do Arrepio”, foi vencedor do Prêmio Multishow de Humor e viu sua carreira explodir com o Zóinho em “A Praça É Nossa”. Faz ainda o Sanderson em “Vai Que Cola”. Esteve em inúmeras novelas da TV Globo, como “Belíssima”, “Sete Pecados”, “Passione”, “Alto Astral”, “Haja Coração”, Órfãos da Terra” e “Família é Tudo”. Possui uma carreira vasta no cinema, tendo atuado recentemente em “Missão Porto Seguro”. Foi sucesso no teatro com “Terça Insana”, “O Mistério de Irma Vap”, “Cada Um com Seus Pobrema”, “The Rocky Horror Show” e “Wicked”, no qual viveu o Mágico de Oz.
Rodney D’Annibale – Professor de teatro em São Paulo, dirigiu recentemente o espetáculo A Dama Azul. Fez diversos comerciais para marcas como Knorr, Embratel, Mappin e Visa. Atuou na novela Antônio dos Milagres, da Rede CNT.

Elenco da temporada 2
David Denis criou o seu primeiro site em janeiro de 1999; o Cultureba entrou no ar em julho de 2005.
Ator – DRT: 29.837/SP
(Teatro Macunaíma)
Jornalista – MTB: 55.172/SP
(Universidade Anhembi Morumbi)