
Nesta quinta-feira, 15 de outubro, um dia depois da votação que aprovou o fim da escala 6×1 no Senado brasileiro, o SBT exibiu um episódio clássico de “Chaves” em que Dona Neves (Maria Antonieta de las Nieves) luta por melhores condições de trabalho para Chaves (Roberto Gómez Bolaños, o Chespirito) no restaurante de Dona Florinda (Florinda Meza).
“Reivindicação salarial para o Chaves” (no original, Ayuda al trabajador) estreou no México em 19 de novembro de 1979 e chegou ao Brasil em 1985. O episódio não era exibido pelo SBT desde 18 de julho de 2026.
A história é especialmente lembrada pelas manifestações em defesa dos direitos trabalhistas, com direito a cartazes que apresentam siglas de organizações e seus respectivos significados — sempre acompanhados das versões debochadas que fazem parte do humor da série.
Confira algumas das frases que aparecem no episódio:
- APDF
- Certo: Associação Pró-Direitos Femininos
- Errado: Alfafa Para Dona Florinda
- DNVR
- Certo: Diretório Nacional de Veteranos em Restaurantes
- Errado: Dona Neves Velha Reumática
- UTPJ
- Certo: União dos Trabalhadores Pró-Juventude
- Errado: Uma Torta Para o Jaiminho
David Denis criou o seu primeiro site em janeiro de 1999; o Cultureba entrou no ar em julho de 2005.
Ator – DRT: 29.837/SP
(Teatro Macunaíma)
Jornalista – MTB: 55.172/SP
(Universidade Anhembi Morumbi)