O desenhista e roteirista Ziraldo, de 85 anos, está internado em estado grave no Rio após sofrer AVC no dia 26 de setembro. O Cartunista segue no Centro de Terapia Intensiva do Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo.

Ziraldo é reconhecido por muitos como um dos fundadores do jornal O Pasquim, tabloide de oposição ao regime militar. Mas, para diversos fãs, ele é mesmo lembrado como o criador de “O Menino Maluquinho“, livro com mais de três milhões de exemplares vendidos, em 116 edições, desde 1980.

Além da obra original, o Maluquinho protagonizou diversos livros e gibis; chegou aos cinemas com duas produções: “Menino Maluquinho – O Filme” (1995) e “Menino Maluquinho 2 – A Aventura” (1997); na televisão estrelou um seriado de 26 episódios em 2006, com produção de Cao Hamburger e Anna Muylaer, exibido pela TV Brasil, TV Cultura e Disney Channel. O Menino teve até mesmo um CD de músicas lançado “A Festa do Menino Maluquinho” e montagens de peças de teatro.

O que é inexplicável é como até hoje “O Menino Maluquinho” não ganhou um desenho animado. É algo que seu criador precisa – e merece – ver em vida.

Em 2014 foram anunciadas a produção de duas séries em desenho animado baseadas no Menino Maluquinho, como parte da parceria de Ziraldo com a empresa Oca Filmes. Em 2015 a jornalista Keila Jimenez destacou: “A novidade terá captação de recursos de cerca de R$ 5,2 milhões , liberada pela Agência Nacional do Cinema (Ancine). A animação deve ficar pronta em 2016 e já há dois canais pagos interessados no produto”.

Seriam dois desenhos animados, a primeira série planejada seria baseada nos quadrinhos, contando com animação tradicional em 2D e 26 episódios na primeira temporada. Uma segunda animação seria inspirada nos livros pré-escolares “Bebê Maluquinho”, no estilo computadorizado.

No entanto, desde 2006, como destacou na época o Universo HQ, Ziraldo quer desenhos de suas obras, como “Menino Maluquinho” e até “Turma do Pererê”. Mas, até hoje, nenhum dos dois ficou pronto e nem existem novidades da estréia.

Em tempo: A foto que ilustra esta postagem é do escritor Ziraldo em tarde de autógrafos na 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no Anhembi.
Imagem de Rovena Rosa/Agência Brasil – Fotos Públicas.

Leia mais: Os crossovers oficiais da Turma da Mônica