O canal Todo Noticias relatou na noite desta terça, dia 16, que uma peça teatral argentina foi impedida de se apresentar no Brasil e que tal atitude “é lamentável e repudiável quanto ao que significa como mostra de intolerância”.

A peça em questão é “Puto” (palavra com teor similar a “Viado” no Brasil) e que relata aborda vivências e conflitos de um homem que ainda não assumiu a homossexualidade, odeia a si mesma e não se aceita, com linguagem explicita e cena de nudez.

A apresentação estaria a cargo do ator argentino Ezequiel Barrios, de 36 anos, e foi retirada do festival “Cena Cumplicidades“. A peça estava prevista para o final do mês na Universidade Federal de Pernambuco, no Recife. O UOL entrevistou o ator.

A Associação de Artistas Integrados, que organiza o festival, decidiu cortar da mostra três trabalhos com foco em apresentações que debatiam assuntos considerados ousados. Em carta enviada pelos organizadores aos autores e atores é relatado que os “artistas certamente estariam correndo perigo neste momento conflituoso de segundo turno das eleições”.