A terceira temporada de “Rick and Morty” chegou ao Brasil. E, surpreendendo muita gente, estreou na Netflix, antes de dar as caras no canal pago TBS. No entanto, os fãs tiveram uma desagradável surpresa, a mudança de voz de um dos protagonistas.

A dublagem de “Rick and Morty” continua sendo feita pelo estúdio Dubbing Company, de Campinas, mas Rick Sanchez deixou de ter a interpretação do dublador Caio César Oliveira, que foi a voz brasileira do personagem nas duas primeiras temporadas. O Rick nesta terceira temporada ficou a cargo do ator Ênio Vivona, que já fazia a voz do Senhor Goldenfold, o professor de matemática de Morty.

Caio Cesar Oliveira não deve ser confundido com o dublador carioca Caio César (a voz do Harry Potter), já falecido. Oliveira tem em seu currículo trabalhos como Yosuke Eguchi (Saito Hajime), na redublagem campineira de “Samurai X: O Filme”, Ryohei Shimura  em “Mob Psycho 100” e Mime de Benetnasch no game “Os Cavaleiros do Zodíaco: Alma dos Soldados”.

Ênio Vivona é um ator conhecido por seus trabalhos de stand-up, na “A Praça É Nossa” (SBT) e no grupo “Café com Bobagem”. Em dublagens, Vivona dublou o Oonoki e o Kisame no último game de “Naruto Shippuden”, o Dr. Walter Wallace em “Pure Genius – Medicina do Amanhã” e o protagonista Bryan Thomas Mills em “Taken”, série disponível no Amazon Prime Video.

A página da Dubbing Company no Facebook foi alvo de diversas críticas pela mudança. Em resposta, o estúdio postou: “Olá, pessoal. Sobre a substituição do ator que dubla o Rick na terceira temporada, ela foi necessária pois o ator que dublou as duas primeiras temporadas não topou prosseguir no trabalho. Quem encarou o desafio por estes e + 70 episódios foi o fera Enio Vivona. Assim como a maioria de vocês, estamos muito felizes com este tão esperado lançamento. Valeu pela paciência e pelo entendimento. E bora maratonar!… Logo isso (o estranhamento) vai passar. Podem acreditar. No final dessa 3ª vcs verão o excelente trabalho feito pelo Ênio Vivona. E daí em diante, sem mais traumas” (SIC).

O dublador Caio Cesar também se pronunciou pela rede social: “Aos fãs de Rick and Morty e a quem possa interessar; Gostaria apenas de esclarecer que, com o lançamento da terceira temporada na Netflix hoje, 01/12/2018, não emprestei minha voz ao personagem Rick Sanchez nessa ocasião. A decisão e culpa da substituição da voz é unica e exclusivamente minha. Não fizeram sacanagem comigo, eu não morri, o estúdio não foi contra a minha permanência, pelo contrário sempre fui muito bem tratado por eles em tudo, não foi nada disso. Apenas quero deixar claro que A CULPA TODA É SÓ MINHA. Portanto peço desculpas aos fãs que prestigiaram o trabalho e faço votos de que o sigam fazendo, pois a voz dessa nova temporada é do fera Ênio Vivona e sei que ele fez o seu trabalho brilhantemente como tudo o que ele faz, o cara é incrível. Agradeço aos envolvidos durante o todo o processo e não procurem culpados desse acontecimento que não eu mesmo. Foi uma experiência e um prazer enorme ter feito esse trabalho! Agradeço ao Renan Alonso e a toda a galera da Dubbing Company pelo respeito, tratamento, diversão e parceria” (SIC).