O que existe em comum entre “Amor de Mãe” e “Bambuluá”? E entre “O Rei do Gado” e o “Sítio do Picapau Amarelo”? Os autores. A seguir listamos algumas autores de novelas que já escreveram programas infantis.

Benedito Ruy Barbosa já tinha escrito novelas para a Tupi e a Record quando estreou na Globo com “Meu Pedacinho de Chão”, trama leve estrelada pelas crianças Pituca e Serelepe. No clima infantil veio o seriado “Sítio do Picapau Amarelo”, que teve diversos episódios escritos por Benedito nos anos 1970, bem antes do autor criar obras inesquecíveis como “O Rei do Gado”, “Pantanal” e “Terra Nostra”. Ainda no “Sítio” outras autores tiveram vez, como Bráulio Pedroso – criador de “A Volta de Beto Rockfeller”, “O Rebu” e “Feijão Maravilha” – e Marcos Rey, de “A Moreninha”, telenovela de 1975. Algumas histórias criadas por Benedito em 1977 e 1978: “O Anjinho da Asa Quebrada”, “A Cuca vai Pegar”, “Peninha, o Menino Invisível”, “Cupido Maluco”, “O Minotauro” e “A Morte do Visconde”.

Manuela Dias ficou conhecida nos últimos anos por obras densas, como “Ligações Perigosas”, “Justiça” e “Amor de Mãe”, mas Manuela começou a carreira de roteirista com o programa infantil “Bambuluá”, estrelado por Angélica, que tinha como uma das atrações a TV Globinho. No ar entre 9 de outubro de 2000 e 31 de dezembro de 2001 a novelinha dos Cavaleiros do Futuro, protetores do Reino de Bambuluá, rendeu 315 episódios nas manhãs da Rede Globo. Depois ela ainda faria algumas séries juvenis como “Sandy & Junior”, “Geral.com” e “Aline”; além dos especiais “Xuxa e as Noviças” e “Acampamento de Férias”, de Renato Aragão.

Claudia Souto começou sua carreira no humor, em programas como “Casseta & Planeta, Urgente!”, “Os Trapalhões” e “Sai de Baixo”. Mas ela teve uma boa passagem por programas infantis, o primeiro foi a “TV Colosso”, logo na sua segunda fase, após diminuir o espaço no texto de cartunistas como Laerte, Angeli, Glauco e Fernando Gonsales. Na sequência vieram novelinhas de Angélica: “Caça Talentos”, “Flora Encantada” e “Bambuluá”, entre 1996 e 2001. Nos últimos anos Claudia se destacou com novelas com uma forte pegada cômica e apelo infantil, sendo a autora principal de “Pega Pega” e “Cara e Coragem”.

Mário Teixeira estreou na televisão auxiliando nos textos do programa “Castelo Rá-Tim-Bum”, criado por Cao Hamburger, que anos depois faria a novela “Malhação Viva a Diferença”. Anos depois, já na Globo, Mário faria parte da equipe de outro sucesso infantil, a nova versão do “Sítio do Picapau Amarelo”, em 2002. As novelas de Mário ficaram com cara mais séria tempos depois com “Liberdade Liberdade”, “I Love Paraisópolis”, “O Tempo Não Para” e “Mar do Sertão”.

Walcyr Carrasco foi outro autor que marcou presença na segunda versão da Globo para o “Sítio do Picapau Amarelo”, criador de novelas pesadas como “Amor à Vida”, “Verdades Secretas”, “O Outro Lado do Paraíso” e “A Dona do Pedaço”, Walcyr escreveu histórias mais leves em sua fase do Sítio, são episódios como “Doze Trabalhos de Hércules”, “O Fantasma do Picapau Amarelo” e “As Caçadas do Barão de Munchausen”. O auxiliando estavam duas habituais colaboradoras Thelma Guedes e Duca Rachid, que depois escreveriam “Cama de Gato”, “Cordel Encantado”, “Joia Rara” e “Órfãos da Terra”.